Controladoria nos órgãos
Por: anninha2028 • 10/6/2015 • Trabalho acadêmico • 253 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
Controladoria nos Órgãos
Quando é defendida a aplicação de ação de controle nos órgãos públicos, nem sempre os gestores têm o entendimento correto sobre o tema. Muito confundida com a auditoria, a Controladoria oportuniza ao gestor a melhor alternativa para o gasto e para a excelência de cada área do órgão no desempenho de suas atividades, visando qualidade do gasto, transparência e probidade administrativa.
Ao contrário do que muitos pensam, a estruturação da Controladoria nos órgãos não traz burocracia, pelo contrário, dinamiza o processo, pois se identifica a melhor prática e, ainda, dentro da legalidade.
Podemos definir a Controladoria como a área que auxilia o gestor na tomada de decisão, na análise da eficiência, eficácia, economicidade e transparência de seus atos, avaliando a conduta nas rotinas internas, garantindo a tranquilidade em sua passagem pela administração do órgão, proporcionando aos cidadãos garantia da boa gestão dos recursos públicos.
As propostas sugeridas pela Controladoria quando da padronização de procedimentos e/ ou detecção de pontos defeituosos diminuirão o risco de falhas e erros, aumentando a eficiência dos serviços internos e externos da autarquia.
A Controladoria proporcionará benefícios imediatos e também a longo prazo, a saber:
- proporciona um padrão a ser seguido pelo órgão e seus colaboradores;
- gera qualidade nos processos internos
- garante a confiabilidade de todas as áreas;
- garante a continuidade dos trabalhos nas suas substituições ocasionadas pela rotatividade de colaboradores;
- proporciona ao gestor garantia de boa aplicação dos recursos públicos;
- centraliza as atividades de controle em uma estrutura pensante e especialista;
- os fatos não se perdem na mudança de gestão.
...