Curso Superior de Ciências Contábeis EAD
Por: VANICLEIADEPAULA • 6/7/2023 • Projeto de pesquisa • 1.301 Palavras (6 Páginas) • 72 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
Curso Superior de Ciências Contábeis EAD
PROJETO INTEGRADOR : MERCADO
Aluno: Vanicléia De Paula Rocha Dos Santos Orientador: Profª Me Sheyla Valkiria Dias Passoni Cidade: Guarapari
Ano: 2022
SUMÁRIO
Introdução 3
Entrevista 5
Conclusão 8
Referência 9
- Introdução
No projeto Integrador desse semestre abordamos o tema Mercado, e dentro desse conteúdo estudamos sobre:
- CUSTOS;
- ESTOQUES;
- FLUXO DE CAIXA;
- MERCADO FINANCEIRO;
- TAXA SELIC; e
- MERCADO DE CAPITAIS
Foi proposto aos alunos abordar um desses temas, e eu escolhi falar sobre estoque.
A gestão de estoque é fundamental para que uma empresa atenda bem a pessoa mais importante de seu negócio, o cliente. A admininstração de estoques, de acordo com Arnold(2009), é responsável pelo planejamento e controle do estoque desde o estágio de matéria-prima até o produto acabado entregue aos clientes e, como o estoque resulta da produção ou a apóia, os dois não podem ser administrados separadamente e, portanto, devem ser coordenados.
Já a administração de estoques por nível de itens, Arnold (2009) esclarece que a administração deve estabelecer regras de decisão relacionadas aos estoques por item, de modo que a pessoa responsável pelo controle de estoques possa desempenhar suas funções com eficiência.
Seguindo o tema que decidi desenvolver, escolhi a empresa REALMAR DISTRIBUIDORA LTDA, mais conhecida com nome fantasia de EXTRABOM SUPERMERCADOS, para descrever a importância de tal gestão dentro dessa empresa que é muito conceituada nesse ramo.
A história do Extrabom começou em 1978, com a abertura de uma pequena mercearia em Jardim América, Cariacica. Com o passar do tempo, a empresa foi crescendo com foco no trabalho, bom atendimento e no envolvimento familiar. E mais tarde, com a formação de importantes parcerias, nasceu a Rede de Supermercados Extrabom.
Hoje o Extrabom é uma das maiores empresas do setor supermercadista do país, possui o maior número de lojas no Espírito Santo e ocupa o 38º lugar no ranking nacional de faturamento da Associação Brasileira de Supermercados(Ranking da AC Nielsen / ABRAS).
São 33 lojas dentro do estado do Espírito Santo, 6 em Guarapari, e a loja qual eu escolhi, tem 153 colaboradores, e fica situada em:
Empreendimento Extracenter; Rua José de Alcantara Bourguignon, nº 90, Lj 01 terreo, Bairro Muquiçaba, Guarapari ES.
[pic 5]
- Entrevista
Realizei uma entrevista com Ivan José Ovídio, Gerente de Loja, nessa mesma filial. As perguntas foram feitas através do WhatsApp, no qual muito atencioso respondeu a todas elas, com toda atenção e responsabilidade.
- Sabemos que a prioridade do Extrabom é seus clientes, e para atendê-los bem é necessário ter uma loja bem abastecida, me fala um pouco sobre o gerenciamento de seu estoque de antecipação, também conhecido como estoque de sazonal.
Trabalhamos com gerenciamento de categorias, e esse gerenciamento são os produtos na medida e quantidade certa na gôndola, e a cada giro desse produto dispara automaticamente em nossa central de distribuição a quantidade a qual nossa loja vai precisar, com isso evitamos muito a questão de ruptura nas gôndolas. No que diz respeito a sazonalidade, buscamos em nosso sistema a venda refente ao mesmo período no ano anterior, e fazemos um planejamento junto com a empresa, projetando a meta de crescimento de um ano para o outro, que normalmente não oscila muito, tendo um crescimento de 12 a 15% anual; Feito isso esses produtos são automaticamente disparados para loja, pois o comprador do CDA (Central de distribuição automática) é responsável pela compra e distribuição para as filiais, e nós da loja temos a obrigação de dar manutenção de abastecimento desses produtos, verificando a quantidade no estoque e solicitando um pedido extra caso seja necessário, para que o produto não falte em época de sazolanidade, assim que trabalhamos a parte de estoque de antecipação.
- Como minimizar erros na gestão de seu estoque?
Sabemos que não somos perfeitos, e as vezes fazemos uma aposta em um determinado produto e o mesmo não tem a venda que almejávamos, então pegamos a sobra desse produto e redistribuimos entre as lojas;
quando é um estoque muito alto, retornamos ele de volta para o CDA, que uma vez lá, é mais fácil para o gestor, que é o comprador da área, fazer uma maior distribuição entre as filiais ou até mesmo realizar uma nova promoção para tal produto não ficar parado no estoque e por sua vez, não perdermos venda, porque uma vez que compramos uma mercadoria e não fomos felizes na ação estabelecida é um dinheiro investido pela empresa onde a mesma não teve retorno esperado de tal investimento através das vendas, então fazemos uma nova ação em panfletos e tv para que seja vendido com mais êxito.
...