DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Por: Tulio Tarcis • 19/6/2015 • Monografia • 3.935 Palavras (16 Páginas) • 282 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CAMPUS REGIONAL DE CIANORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL
A EMPRESA COMO SISTEMA
AXEL EDUARDO BARRA FERREIRA
CÍCERO AUGUSTO GOMES DA SILVA
TULIO TARCIS DOVIGO PINHEIRO
WELINTON CEDRAN VITAL
CIANORTE
2014
AXEL EDUARDO BARRA FERREIRA
CÍCERO AUGUSTO GOMES DA SILVA
TULIO TARCIS DOVIGO PINHEIRO
WELINTON CEDRAN VITAL
A EMPRESA COMO SISTEMA
.
Trabalho apresentado à disciplina de Sistema de Informação Contábil, do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM) do Campus de Cianorte, sob orientação do professor Msc. Ângelo Alves da Silva.
CIANORTE
2014
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar os meios que devem ser utilizados para avaliar a empresa como um todo levando em consideração seus vários ambientes de atuação podendo evidenciar sobre a importância dos mesmos.
Durante a pesquisa pode-se constatar que muitas empresas e pessoas ligadas as mesmas não vêem algumas variáveis como instrumento de tomadas de decisões e não utilizam os benefícios adventos das informações destas variaveis para alcançar seus objetivos.
Os resultados obtidos com esta pesquisa demonstrou que utilizando as informações da empresa e do ambiente onde ela atua leva a uma melhor tomada de decisão e auxilia a organiza-la de acordo com seus objetivos.
1.INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é apresentar algumas considerações sobre a empresa como sistema dentro do conceito do Sistema de Informação Contábil abreviado por SIC.
Inicialmente cabe dizer que abordaremos temas como: ambiente externo (variáveis),ambiente interno (estrutura organizacional),atividades e inter-relacionamento das atividades.A empresa vista como um sistema aberto destaca os aspectos de inter-relacionamento que as empresas mantêm com os ambientes interno e externo no qual elas estão inseridas.
Do ponto de vista sistêmico, a contabilidade está integrada com o meio ambiente. O ambiente se inter-relaciona com a contabilidade como um sistema aberto, ou seja, um sistema que não depende somente das informações internas, mas da ligação e filtragem de informações externa à organização.
O artigo apresenta de forma resumida a organização como um sistema aberto, análise estrutural de uma empresa,suas estruturas no ambiente externo e interno, tentando esclarecer os principais pontos sobre estratégia, planejamento estratégico e seus componentes,e mostrar sua contribuição e importância para o sucesso da estratégia organizacional.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Com a crescente expansão dos mercados, as empresas viram-se obrigadas a se adequar a uma nova realidade, imposta pela concorrência e impulsionada pela globalização. Sendo assim, os administradores se depararam com dificuldades de gerir mais diretamente as operações do empreendimento. Esse crescimento produz impactos nas necessidades de informações, tornando-se mais complexas e delicadas as decisões. Com isso, surge a necessidade de criar e utilizar sistemas, mesmo que independentes, que possam interagir a fim de atingir um determinado objetivo.
A informação é fundamental, conforme ressalta Beuren (1998), ao apoio ás estratégias e processos de tomada de decisão, bem como no controle das operações empresariais. A informação deve habilitar os gestores a alcançar os objetivos propostos para a organização, por meio do uso eficiente dos recursos disponíveis e a um custo adequado e interessante para a organização. A informação não deve custar mais do que ela pode valer para a empresa.
2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO E OS NIVEIS ORGANIZACIONAIS
Tentar descrever ou mesmo agrupar os tipos, as formas, os modelos, os portes e a características das diversas organizações é tarefa pouco provável de ser realizada. Entretanto de forma geral, as empresas formais e com um certo grau de organização administrativa existem diferentes interesses necessidades informacionais. Dentro desta idéia, um sistema não tem condições de oferecer todas as informações que a empresa necessita, havendo a necessidade de existir diferentes tipos de sistemas.
Na busca de suprir as diversas necessidades de informações que possam existir no ambiente interno e externo das empresas, formalizam-se diversos sistemas que atendam os diversos níveis organizacionais e funcionais de forma especifica.
2.2 AMBIENTE INTERNO
No contexto de um planejamento estratégico de uma dada organização, o ambiente interno é entendido como o nível de ambiente da organização que esta dentro dela e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização.
Segundo Bio (2008, p.79):
Em geral as empresas buscam o crescimento [...] diversificando-se, utilizando tecnologias muito mais complexas, alterando por completo produtos e processos produtivos, com aspectos sociais, políticos e econômicos de sua sociedade. [...] ao longo desses processos rápidos e intensos de transformação, as estruturas de organização das empresas, tiveram de se adaptar continuamente. Assim, o tamanho, a complexidade e o grau de formalização das estruturas, estão intimamente ligados as características e ao estágio de desenvolvimento da empresa.
2.2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
As empresas crescem como conseqüência natural do seu êxito empresarial. Contudo, a estrutura organizacional deve adequar-se aos fins a que se dispõe o empreendimento.
Quanto mais jovem a empresa é, mais facilmente ocorrem reestruturações e reorganizações. Entre as funções do administrador encontra-se a organização, a qual se pode alocar após o planejamento. A ação empresarial deflui dos delineamentos apontados pelo planejamento e implica na necessidade de que a entidade possua um agrupamento de pessoas e recursos os quais se Interagem entre si, com o intuito de alcançar determinados objetivos. Para Oliveira (1997, p.80) “A organização da empresa é a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos”.
...