DEZ ANOS DE SPED NO BRASIL
Por: Adriano Monteiro • 21/8/2018 • Trabalho acadêmico • 2.099 Palavras (9 Páginas) • 239 Visualizações
FACULDADE UNINASSAU
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Cássia Valéria Carmo da Silveira Ferreira
10 ANOS DE SPED NO BRASIL
BELÉM-PA
2018
CÁSSIA VALÉRIA CARMO DA SILVEIRA FERREIRA
10 ANOS DE SPED NO BRASIL
Trabalho apresentado ao curso de CiênciasContábeis, sobre a disciplina Contabilidade tributaria, da turma 6NA como requisito parcial de avaliação para obtenção de nota, orientado pelo Professor Rogerio Moura.
BELÉM-PA
2018
Sumário
Introdução 4
Desenvolvimento 5
1- Documentos fiscais: 5
1.1- NF-e: (Nota fiscal eletrônica) 5
1.2- NFC e: ( Nota fiscal consumidor eletrônico ) 6
1.3- NFS-e (Nota fiscal de serviço eletrônico) 6
1.4- CT-e (conhecimento de transporte eletrônico ) 7
1.5- MDF-e (manifesto de documento fiscal eletrônico)- manifesto de frete eletrônico 8
2- Escriturações 8
2.1- ECD (escrituração contábil digital ) 8
2.2- ECF ( Escrituração contábil fiscal) 9
2.3- EFD – ICMS/IPI ( escrituração fiscal digital ) 9
2.4- EFD ( escrituração fiscal digital dos contribuintes ) 9
2.5- eSocial ( sistema de escrituração das obrigações fiscais trabalhistas e previdenciária ) 9
2.6- EFD-Reinf. (escrituração fiscal digital das retenções e informações sobre as contribuições previdenciárias) 10
2.7- eFinaceira 11
Conclusão 12
Bibliografia 13
Introdução
O trabalho a ser introduzido será sobre os5 (cinco) documentos fiscais e as 7 (sete) escriturações chamado de SPED. O SPED vem para fins de contribuição fiscal como meio eletrônico para o contribuinte e o consumidor,viabilizando assim a forma mais rápida de notas fiscais eletrônica acompanhando a modernização e contribuindo com o ecossistema
Desenvolvimento
O SPED possui 5(cinco) documentos fiscais e 7(sete) escriturações.
Todas as pessoas jurídicas fazem parte do SPED, havendo exceções dasPF (pessoa físicas) e das empresas do simples nacional que ficarão de fora do SPED porque tem declaração própria..
Atualmente o sistema encontra-se atualizado, dessa forma alguns módulos ainda estejam em desenvolvimento, conforme abaixo.
Documentos fiscais | Escriturações |
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) | Escrituração Contábil Digital (ECD) |
Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) | Escrituração Contábil Fiscal (ECF) |
Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)* | Escrituração Fiscal Digital do ICMS e do IPI (EFD-ICMS-IPI) |
Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) | Escrituração Fiscal Digital das Contribuições (EFD-Contriibuições)** |
Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico (MDF-e) | Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Trabalhistas e Previdenciárias (eSocial) |
Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações sobre as Contribuições Previdenciárias Substitutivas (EFD-Reinf)** | |
eFinanceira*** |
1- Documentos fiscais:
- NF-e: (Nota fiscal eletrônica)
Substitui o tradicional talão de notas com intuito de documentos para fins fiscais, uma operação de mercadoria ou prestação de serviços ocorrido entre as partes, ela é emitida gratuitamente, depois de digitada todas as informações devem ser assinada digitalmente por meio de um certificado que garante a integridade dos dados e automia do emissor que será emitida para a SEFAZ (do estado onde esta situado o emitente) que fara uma pré validação que devolvera uma autorização de uso que sem isso a NF-e não terá validade, após isso a SEFAZ disponibilizara a NF-e na internet para que o destinatário e os demais interessados ( tem que possuir a chave de acesso ).
A Nf-e é um documento estilo word, só que o formato dele é XML, a NF-e é diferente da DARF ( impressão do arquivo, mas não tem validade fiscal ) e o armazenamento tem que ser por 5 (cinco) anos da empresa.
- NFC e: ( Nota fiscal consumidor eletrônico )
Veio para substituir a ECF ( emissor de cupom fiscal ) a NFC tem com principal objetivo criar uma alternativa eletrônica para controlar e fiscalizar as vendas dos pequenos empresários e assim arrecadar mais impostos para quem já esta com NFe, ANFC funciona parecido. O estabelecimento precisa de um software emissor conectado a internet, pois o fechamento da empresa o software requisita a autorização da emissão do NFC com certificado digital instalado e a SEFAZ devolve o protocolo de autorização permitindo assim a impressão do chamado DANFE a NFC que é o cupom fiscal.
A diferença da NFC é que há duas opções de cupom fiscal para o consumidor final, um deles é o resumo no qual a empresa apenas da o valor da nota, a quantidade, chave de acesso e outras informações e todas as descrições do produto, quantidade e valor que foi adquirido é obrigatória a impressão do resumo para NFC para o cliente, mas é direito do consumidor não pedir a nota e também receber por e-mail. A NFC tem por objetivo funcionar em todos os estados de formar obrigatória, documentos deverão ser armazenados por 5(cinco) anos.
...