DVA Demostrações do Valor Adicionado
Por: Guilherme Alves • 13/4/2019 • Relatório de pesquisa • 272 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é parte do balanço social utilizado para informar e analisar os fatos sociais ligados à empresa, ou seja, é uma informação contábil que mostra, de forma resumida, os valores que compõe a formação da riqueza gerada pela empresa em um determinado período e sua respectiva distribuição. Por se tratar de um demonstrativo contábil, suas informações devem ser tiradas da escrituração, com base nas Normas Contábeis vigentes e tendo como base o Princípio Contábil da Competência e a DVA é obrigatória para empresas de capital aberto, as chamadas S.A. por força da lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007, e sua adoção foi regulamentada em 2008 pelo pronunciamento técnico CPC 09.
O método da DVA está relacionado ao valor que as entidades agregam aos insumos adquiridos de terceiros num certo momento como, por exemplo: matérias-primas, energia, serviços, dentre outros. No entanto, para fazer parte da riqueza gerada, é considerado no cálculo somente aquilo que foi transformado ou consumido no período. O que a DVA faz é detalhar de que forma essa riqueza foi distribuída entre funcionários, fornecedores, agentes financiadores, acionistas e governo, ou seja, entre todos os setores que participaram, diretamente ou indiretamente, da sua geração. É, portanto, uma forma de mostrar como a empresa contribuiu para o Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Referências Bibliográficas
VIANA, Robson. Qual o principal objetivo da DVA. Disponível em:
ZANLUCA, Júlio César. DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO – DVA. Disponível em:
PEGORARO, DELVAN GUERREIRO. DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA): IMPORTÂNCIA, UTILIDADE E APLICABILIDADE. Disponível em:
...