Demonstrações Contábeis Analisadas
Por: Mateus Freitas • 18/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.594 Palavras (7 Páginas) • 182 Visualizações
- Demonstrações Contábeis Analisadas
- Balanço Patrimonial
Segundo Ribeiro (2010, p. 392) o balanço patrimonial é uma demonstração contábil destinada a evidenciar a situação patrimonial e financeira da empresa.
Segundo Padoveze (2012, p. 08) o Balanço Patrimonial é um relatório que evidencia o patrimônio em determinado instante.
Para Marion (2018, p. 58) é o mais importante relatório gerado pela contabilidade, onde, através dele pode-se identificar a saúde financeira e econômica da empresa.
Após a análise dos conceitos apresentados, é possível concluir que o Balanço Patrimonial é um relatório contábil que tem como objetivo apresentar a distribuição do patrimônio da organização.
- Ativo
Para Iudicíbus (2012, p. 28) “ativo são todos os bens e direitos de propriedade e controle da empresa, que são avaliáveis em dinheiro, e que representam benefícios presentes ou futuros para a empresa."
Segundo Padoveze (2012, p. 07) o ativo compreende os elementos patrimoniais positivos, ou seja, os bens e direitos.
Para Marion (2018, p. 58) é o conjunto de bens e direitos controlado pela empresa.
Após a análise dos conceitos apresentados, é possível concluir que Ativo é o nome que se dá aos bens (móveis, dinheiro em caixa, investimentos, etc) e direitos (impostos a recolher, etc) que compõe o patrimônio de uma organização.
- Ativo Circulante
Segundo Iudicíbus (2012, p. 33) Ativo Circulante é composto de itens que serão transformados em dinheiro, consumidos ou vendidos a curto prazo.
"Ativo circulante é composto pelos bens e pelos direitos que estão em frequente circulação no patrimônio." (RIBEIRO, 2010, p. 393)
Padoveze (2012, p. 62) define que Ativo circulante são os ativos que serão realizados dentro do próximo ano.
Após a análise dos conceitos apresentados, é possível concluir que Ativo Circulante são os bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo.
- Ativo não Circulante
Segundo Iudicíbus (2012, p. 33), ativo não circulante são ativos que se transformam em dinheiro mais lentamente, ou aquelas que dificilmente serão vendidos, pois sua característica não é ser destinado à venda.
Segundo Ribeiro (2010, p. 395) é o grupo que abrange: bens e direitos que giram em prazo inferior a 12 meses; bens e direitos que não se destinem à manutenção da atividade principal da empresa; recursos aplicados em bens corpóreos, destinados à manutenção da atividade principal da empresa; contas representativas de recursos aplicados em bens imateriais.
Segundo Padoveze (2012, p. 62) são todos os ativos que serão realizados após 365 dias a partir do início do exercício seguinte.
Após a análise dos conceitos apresentados, é possível concluir que Ativo não circulante são os bens e direitos que só serão convertidos em dinheiro após o fim do ano subsequente.
- Passivo
Segundo Iudicíbus (2012, p. 29) o Passivo evidencia toda a obrigação que a empresa possui.
Segundo Ribeiro (2010, p. 396) o passivo é a parte do balanço patrimonial que evidencia as obrigações e o patrimônio líquido.
Segundo Padoveze (2012, p. 07) o passivo compreende os elementos patrimoniais negativos, ou seja, as obrigações.
Após a análise dos conceitos apresentados, é possível concluir que Passivo é o grupo que compões todas as obrigações devidas pela organização para terceiros.
- Passivo Circulante
"São contas que normalmente são pagas dentro de um ano." (IUDICÍBUS, 2012, p. 36)
Segundo Ribeiro (2010, p. 397) o Passivo circulante é composto por contas que representa as obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício seguinte.
Padoveze (2012, p. 62) define que Passivo circulante são os passivos que serão realizados dentro do próximo ano.
Após a análise dos conceitos apresentados, é possível concluir que Passivo circulante são obrigações que serão quitadas em curto prazo.
- Passivo não Circulante
"São as dívidas da empresa que serão liquidadas com prazo superior a um ano". (IUDICÍBUS, 2012, p. 36)
Segundo Ribeiro (2010, p. 397) o Passivo não circulante representa contas de obrigações com vencimento após o exercício seguinte.
Segundo Padoveze (2012, p. 62) são todos os passivos que serão realizados após 365 dias a partir do início do exercício seguinte.
Após a análise dos conceitos apresentados, é possível concluir que Passivo não Circulante são as obrigações que serão quitadas a partir do fim do ano subsequente.
- Patrimônio Líquido
Segundo Iudicíbus (2012, p. 29) o Patrimônio Líquido evidencia os recursos próprios da empresa.
"O Patrimônio Líquido é a parte do Balanço Patrimonial que corresponde aos capitais próprios." (RIBEIRO, 2010, p. 398)
Padoveze (2012, p. 323) define Patrimônio líquido como o patrimônio residual que representa o capital próprio da empresa.
Após a análise dos conceitos apresentados, é possível concluir que Patrimônio Líquido representa os valores que o proprietário ou sócios tem na empresa.
- Demonstração do Resultado do Exercício
"A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório contábil destinado a evidenciar a composição do resultado formado num determinado período de operação da empresa" (RIBEIRO, 2010, p.406)
Segundo Padoveze (2012, p. 109) DRE é uma demonstração cuja finalidade é melhor evidenciar o ganho da empresa em um determinado exercício.
"A demonstração do resultado do exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período." (IUDICÍBUS, 2012, p. 38)
Após a análise dos conceitos apresentados, é possível concluir que DRE é uma demonstração contábil cujo objetivo é obter a diferença entre as receitas e as despesas, com o fim de informar o resultado (lucro ou prejuízo) da organização.
- Análise Vertical
Segundo Padoveze (2010, p. 200), análise vertical é a estruturada pela demonstração dos resultados e do balanço patrimonial, dando enfoque na participação de cada elemento patrimonial em relação ao resultado total.
"A análise percentual utilizada para mostrar a relação de cada componente em relação ao total daquela demonstração." (WARREN; REEVE; FESS, 2008, p. 524)
Matarazzo (2003, p. 249) afirma que o objetivo da análise vertical é,
mostrar a importância de cada conta em relação à demonstração financeira a que pertence e, através da comparação com padrões do ramo ou com percentuais da própria empresa em anos anteriores, permitir inferir se há itens fora das proporções normais.
...