Dúvidas Que Podem Ser Feitas Sobre Negócios
Por: Denise Pereira • 20/4/2024 • Trabalho acadêmico • 580 Palavras (3 Páginas) • 53 Visualizações
Dúvidas que podem ser feitas sobre negócios
1- Como funciona a estratégia fiscal do CNPJ da empresa que estava ‘’quebrada” ser o que predomina na incorporação? Não entendi muito bem como que se beneficia, pois a soma de ativos, passivos e PL não daria a mesma coisa, independentemente do CNPJ que utilizasse?
2- Na incorporação, diz que uma ou mais sociedades são absorvidas por “outra”, mas poderia ser absorvidas por “outras”? E se sim, teria uma “maioral”?
3- Ação em Tesouraria, perda e Ajuste de Avaliação Patrimonial entram no capital social da incorporadora diminuindo, correto? E na fusão e cisão, as contas continuam separadas ou também junta tudo no capital social?
4- Na cisão, a empresa pode transferir parcela do seu patrimônio para uma empresa, seja ela já existente ou que foi criada, não é? No caso de uma cisão total, em que todo o patrimônio foi transferido a uma empresa já existente, como diferenciar se é uma cisão total ou incorporação?
6- Quando se fala que ’’obrigatoriedade da adoção do método da equivalência patrimonial na avaliação de investimentos em coligadas, controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum’’. Está falando das controladas em conjunto? No exemplo do slide, pode-se considerar aquele exemplo como sendo E controlada em conjunto? Ou não pode, já que as porcentagens se diferem? E oq seria esse mesmo grupo ( e adentrar pq o CPC 15 não abrange operações de empresa de msm grupo)? Os arranjos (cisão, etc) estudados utilizam MEP? Resumindo, quem usa MEP e também quem consolida demonstração de forma mais específica.
7- ”Portanto, quando um grupo empresarial composto por diversas controladas que detenham participações pequenas (menores de 10% do capital votante, por exemplo), independentemente de essas participações conferirem aos seus detentores influência significativa ou não, pelo texto legal, como são controladas da controladora comum, o método de equivalência patrimonial deve ser aplicado”. No caso, algumas empresas não seguem o padrão de que usa o MEP mesmo que não tenha influência significativa? E só serve quando é um grupo empresarial controlando, diversas controladas, como diz no trecho?
8- 20% teoricamente se refere ao capital total ou ao votante? E os 50%+1 tbm?
9- Exemplo de operações materiais entre investidor e investida
10- Caso a empresa investida não distribua os dividendos, mas destine esse valor para outra coisa, isso impacta lá o valor do balanço da investidora?
11- ”O investimento em coligadas deve ser inicialmente reconhecido pelo custo e ajustado sub-sequentemente pela parte do investidor nos resultados e nas mutações do patrimônio líquido da investida. Caso a investidora tenha pago mais-valia e goodwill (por diferença de valor dos ativos líquidos da investida e por rentabilidade futura), esse valor integra o custo do investimento, como previsto no CPC 18”. Mas isso não vale apenas para coligada, correto? Vale também para os outros que usam MEP? E o valor pago a mais aparece no valor do investimento, porém não muda a porcentagem de participação que tem em determinada empresa, não é?
12- Na consolidação das demonstrações contábeis, entra quem faz MEP e
...