ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Por: michaeljso • 20/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.375 Palavras (6 Páginas) • 363 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera Educacional
Desafio profissional disciplinas norteadores:
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, ANÁLISE DE INVESTIMENTO, CONTABILIDADE DE CUSTOS, ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.
Curso: Ciências Contábeis 4º P Turma:2A EAD
Acadêmicos:
Michael Jônatas da S. Oliveira RA: 9910177471
Dalila Lopes Soares RA: 9910146950
Maria de Fatima Rosa Carvalho RA: 2772592630
Andreia Aparecida da Silva Dias Lima RA: 2753601362
Vanessa
Tutor:
Ceres-29/05/2016
SUMARIO
Introdução....................................................................................................................:2
INTRODUÇÃO
- A IMPORTÂNCIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Demonstrações contábeis são ferramentas responsáveis por toda e qualquer decisão tomada no âmbito empresarial e “…São os meios de mensurar os resultados econômicos, financeiros e patrimoniais” (Prof. Adriano Gomes, Win Educação, 2014). É através delas que o empresário e o investidor analise a situação real da saúde da empresa que gere, ou que deseja investir, pois e a partir de seus resultados e índices que se pode basear decisões a serem tomadas, tanto quanto demostrar o que está acontecendo economicamente com a empresa em todos os aspectos financeiros.
Estas demonstrações são basicamente formadas por Balanço Patrimonial, Demonstrações do resultado do Exercício (DRE), Lucros e Prejuízos Acumulados, Demonstrações de Fluxo de Caixa.
Sobre a apresentação dos demonstrativos a Lei nº 6.404 e o Código Civil (art. 176 e 1.065, respectivamente) determinam que as empresas têm que fechar seus balanços ao término do exercício social. Já o Balanço Patrimonial e formado pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido de acordo com a Lei nº 11.638/07, MP nº 449/08 e a Resolução CFC nº 1.121/08, as demonstrações de resultado são instituídas pelo artigo 187 da Lei nº 6.404, de15 de dezembro de 1976.
E com base nas informações adquiridas a partir da análise destas informações fornecidas pelas demonstrações que deve-se basear toda decisão de atuação da empresa por parte de administradores e decisão de investimentos por parte de investidores.
- ANALISE VERTICAL E ANALISE HORIZONTAL
A Analise Vertical: Permite determinar a participação relativa de cada conta no grupo total através do percentual de participação. A análise vertical demonstra a estrutura econômico-financeira da empresa. É conhecida também como análise de tendência ou de evolução. Seu cálculo pode ser feito da seguinte maneira:
Total Ativo Circulando + Total Ativo Não Circulante / Total Ativo *100
O mesmo é repetido nas contas individuais divididos pelo seu subgrupo pertencente.
Ela também se aplica à demonstração do resultado do exercício(DRE), comparando cada item com o total da Receita Líquida.
Conta / Receita Líquida*100
A Analise Horizontal: Demonstra a evolução da empresa, em suas contas ou grupo de contas em um período. A principal importância da mesma é a verificação da tendência da organização tanto em seu passado quanto em seu exercício contábil futuro. A análise horizontal faz a comparação de valores da mesma conta ou grupo de contas do balanço patrimonial.
Número-índice = (valor atual/Valor base) x 100
Selecionando períodos como por exemplo: Anos x0, x1, x2, x3, mantendo o ano x0 como a base de 100% e calculando x1 / x0*100, e etc. Ou ainda x1 / x0*100, x2 / x1*100 e etc. Verificado se o resultado sendo acima de 100, ouve aumento, se abaixo, ouve queda.
No caso da empresa que iremos analisar a seguir serão adotados os seguintes indicadores:
- Balanço Patrimonial;
- Demonstrativo do Resultado do exercício;
- INDICES À SEREM UTILIZADOS NAS ANALISES
- CONCEITOS DE ANALISES
-Payback: Payback (traduzido para o português “retorno”) e um tipo de técnica utilizada por empresas e investidores para a análise do tempo de retorno de seu investimento. Resumidamente é o tempo de retorno do investimento inicial até o momento em que os ganhos se equipare ao valor do investido inicialmente, com o prazo geralmente medido em meses ou anos, porém não serve para cálculos que se considere a TMA ou taxa de juros. Uma formula básica de se calcular e dividir o investimento pelo lucro do período desejado Ex: Em quantos meses se recupera um investimento de R$ 10,000 com um lucro esperado mensal de R$1,500?
PayBack = 10,000/1,500 = 6,66 ou 6,6 meses.
- Payback descontado: É o método mais completo para se ter o tempo em que o investimento retornara, e se obterá lucro, tendo taxa de juros envolvidas, ou TMA, esse método também considera o VPL(Valor presente líquido) que é o que mostra a progressão ou regressão no saldo do investimento. O PayBack e encontrado quando o VPL sai de valor negativo e passa para positivo, e para descobrir o período exato do Payback descontado utiliza-se a regra de três no resultado obtido. Para calcular este método utiliza-se o Excel ou a calculadora financeira 12c.
-Valor Presente Líquido - VPL: Diferentemente do método Payback, o VPL considera o período completo da análise, enquanto o Payback só considera até o período que o investimento começa a gerar lucro, Ele apresenta o resultado em valor corrente ou moeda(Reais), O seu funcionamento logico é o mesmo da TIR, que diferentemente apresenta seus resultados em percentuais(%). O VPL permite que se traga os lucros periódicos ao valor presente, considerando taxa de juros a ser descontada ou TMA. O cálculo deste método também se dá através da calculadora financeira ou Excel. No caso do Excel, traz- se os valor do fluxo de caixa ao VP(Valor presente) e diminui-se pelo valor do investimento. Tendo-se resultado positivo confirma-se que o investimento é viável, negativo deve-se desconsiderar o investimento pois não gerará lucro ao investidor.
...