EXERCÍCIOS
Por: Eliana Costa • 25/6/2015 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
PARTE 1 - TEORICAS
1.1. A finalidade da contabilidade é Identificar, registrar e comunicar os eventos econômicos de uma entidade aos usuários interessados. Seus usuários são internos, administradores que planejam, executam e controlam as atividades da instituição e atuam dentro da entidade e externos, que estão fora da entidade, mas necessitam de informações sobre sua saúde financeira para tomar decisões diversas ou a possibilidade de estabelecer um vínculo de longo prazo.
1.2. As três demonstrações mais importantes são:
Balanço Patrimonial – apresenta o que a entidade possui para gerar riqueza e as obrigações atuais, mostra a situação em uma determinada data, geralmente o último dia do ano;
Demonstração do Resultado do Exercício – tem a finalidade de mostrar o desempenho da entidade, comparando a geração de receita com o esforço necessário para isso e é feita para um período de tempo; e
Demonstração dos Fluxos de Caixa – mostra a movimentação financeira ocorrida durante um determinado período no caixa da entidade.
1.3. A diferença é que no sentido amplo representa todas as fontes de financiamento de uma entidade num determinado momento e no sentido restrito, também conhecido como exigível ou exigibilidade corresponde aos compromissos da entidade com terceiros, não sendo considerados os recursos colocados pelos acionistas (patrimônio líquido).
1.4. O Ativo e o Passivo estão divididos em Circulante e Não Circulante. O Ativo Circulante são o caixa ou aqueles itens que irão se transformar em caixa até o final do próximo exercício social, as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte, os ativos de curto prazo; e o Ativo Não Circulante inclui os direitos de longo prazo (direitos realizáveis após o término do exercício seguinte), os investimentos de longo prazo, o imobilizado e o intangível.
O Passivo Circulante representa uma obrigação que deverá/poderá ser quitada até o final do período seguinte e o Passivo Não circulante refere-se às obrigações que irão vencer a partir do próximo exercício social.
1.5. O pressuposto de Regime de Competência significa que os eventos são considerados pela contabilidade quando ocorrem, ou seja, na data da operação realizada e não da data da receita que se dará futuramente. O de Regime de Continuidade significa dizer que a entidade continue existindo, sem previsão de extinção ou redução expressiva das atividades.
PARTE 2 – PRÁTICAS
LANÇAMETO EM DIÁRIO
2.1. Sergipe, 03 de janeiro de 2015
D Caixa 9.000,00
C Capital Social 9.000,00
Referente à integralização do capital da empresa
2.2. Sergipe, 09 de janeiro de 2015
D Terreno 3.000,00
C Caixa 3.000,00
Referente à compra de terreno
2.3. Sergipe,
...