Enron : Os Mais Espertos da Sala
Por: igoroliversa • 8/9/2016 • Resenha • 346 Palavras (2 Páginas) • 1.130 Visualizações
Aluno: Igor Oliveira Sá Barreto 08/09/2016 Contabilidade Introdutória
Resenha Critica do documentário: ENRON: OS MAIS ESPERTOS DA SALA.
O documentário trata da falência da empresa ENRON, na qual, no inicio foi um grande sucesso, com o valor estimado em 70 Bilhões de dólares, e sua rápida falência em apenas 24 dias. Uma empresa, na qual, qualquer acionista queria adquirir ações. O valor das ações aumentava mensalmente, fazendo com que o interesse dos acionistas, em geral, aumentasse cada vez mais pela empresa, tornando-a uma potencia no ramo da energia.
Porém, por trás desse sucesso brilhante, havia um grande disfarce que proporcionava o fator positivo na empresa, seus números sempre eram positivos, mas na verdade não havia positividade alguma, a empresa apenas adquiria prejuízo ao invés de lucro, fazendo com que caísse em uma depressão sem fim. A manipulação dos registros contábeis fazia com que a empresa não mostrasse a verdadeira crise que se estabelecia dentro da mesma, levando a seus investidores acreditarem cada vez mais na empresa, depositando cada vez confiança em uma empresa que vinha a decair diariamente, mas sem que os mesmo soubessem.
A partir da decadência do valor das ações da ENRON, o esquema de manipulação dos registros contábeis foi ficando mais evidente, fazendo com que diversas investigações fossem feitas para decifrar o verdadeiro problema da grande decadência de uma empresa cujo o valor e importância era de tamanho significado para economia americana.
Uma das principais causas da falência da ENRON foi à falta de organização por parte do controle da contabilidade da empresa, fazendo com que pudesse ocorrer a manipulação de registros da empresa, alterando seus valores para que seus acionistas continuassem a investir. Significante parte dessa manipulação ocorreu em balanços, no qual, escondiam dividas de 25 bilhões de dólares, que só levariam a empresa ainda mais para o fundo do poço.
...