Enron - Os mais espertos da sala
Por: Rogerol100 • 7/3/2017 • Trabalho acadêmico • 310 Palavras (2 Páginas) • 566 Visualizações
UNIVERSIDADE IBIRAPUERA
EXTENSÃO CHÁCARA FLORA
ROGER OLIVEIRA DE LIMA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RA: 52265050 – 4º SEM. NOTURNO
Enron – Os mais espertos da sala
São Paulo
2017
O documentário conta a história da empresa Enron fundada em 1985 por Ken Lay que se tornou uma das maiores empresas de energia do mundo. A Enron sempre apresentava excelentes resultados, possuía ótimo conhecimento por todos, era fiscalizada por algumas empresas de auditoria, era sempre elogiada por revistas e jornais e tinha mais de 20 mil empregados.
A Enron por meio de fraudes de contabilidade, ajustava seus balanços financeiros, com a ajuda de bancos e empresas, e escondeu dívidas de bilhões de dólares, tendo seus lucros aumentado de uma forma mascarada.
A consequência dessa fraude, foi a perda do valor investido de milhares de sócios, além do desemprego de mais de 20 mil pessoas e uma dívida de mais de 10 bilhões de dólares.
O presidente das operações comerciais da Enron, convenceu fiscais federais a permitirem a utilização de um meio contábil denominado marcar a mercado, esta técnica permite a empresa, registrar o preço ou valor de um seguro em uma base diária para calcular lucros e perdas. Com isso permitiu a Enron contar ganhos projetados a longo prazo como receita, ou seja, gerar um capital que não existia. Aumentando o lucro sem que sofresse nenhuma tributação.
Não se tem confirmação dos motivos sobre a falência da empresa, porém, a prática de fraudes na contabilidade que acabaram no prejuízo de milhares de pessoas, mexeu e muito com a economia do País, e sem nenhuma intervenção do governo.
Concluindo, deve-se mostrar a falta de ética e de profissionalismo dos profissionais, através do meio utilizado pelos responsáveis pela Enron e outras empresas envolvidas. Graças à desonesta forma como foi administrada a Enron faliu 2001, gerando muitos escândalos entre empresas e prejuízos a alguns relacionados.
...