Estudo das Habilidades e Competências Relacionadas
Por: gleicijane • 7/6/2016 • Trabalho acadêmico • 3.720 Palavras (15 Páginas) • 409 Visualizações
Estudo das Habilidades e Competências Relacionadas ao Perfil do Auditor Independente de Acordo com as Normas de Auditoria nas Empresas de Capital Aberto.
Edson Bentes (UNINORTE) edsonjunior_bentes@hotmail.com
Gleicijane Sabino Rabelo (UNINORTE)gleicijane.log@hotmail.com
Igor Ferreira (UNINORTE) igor_henriquep@hotmail.com
Leila Pontes (UNINORTE) leila.amazonas@gbnorte.com.br
Rickson Oliveira (UNINORTE) rickson_william@hotmail.com
MSc. Elisângela Leitão de Oliveira (UNINORTE) elisangelaleitão2010@hotmail.com
Resumo
A auditoria independente, hoje se faz necessária por muitas organizações seja por obrigatoriedade ou por decisão interna. Por ser um serviço contratado, muitas vezes a ética profissional não é questionada, porém como qualquer outra profissão, o auditor independente também tem normas e procedimentos que deve seguir. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre as habilidades e competências relacionadas ao perfil do auditor independente de acordo com as normas de auditoria nas empresas de capital aberto.O referido estudo fora elaborado de forma bibliográfica e documental, demonstrando o que é auditoria independente, mostrando qual o perfil necessário para se tornar um auditor.
Mostrar também o que é necessário para seguir a carreira de auditor, pois os mesmos tem a obrigatoriedade de estar registrado em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), na categoria de contador; Haver exercido atividade de auditoria, por período não inferior a cinco anos, contados a partir da data do registro no CRC; exercer a profissão em escritório legalizado; estar atualizado sobre o ramo de sua atividade; como também ter sido aprovado em exame de qualificação técnica.
Palavras-Chave: Auditoria Independente; Perfil; Competências;
- Introdução
De acordo com a lei 11.638/07, as empresas com faturamento ativo total ou superior a R$ 240 milhões ou renda bruta a R$ 300 milhões, são consideradas empresas de grande porte, limitam-se às S/A de capital aberto, entende-se que estão sujeitas à publicação dos seus resultados operacionais e a uma auditoria independente das organizações para avaliar suas metas e procedimentos adotados para as formações dos resultados apresentados.
No cenário atual, busca-se apresentar e contemplar uma Contabilidade da maneira em que a mesma possa estar de acordo com os parâmetros legais bem como as Normas Brasileiras de Contabilidade e a IFRS (International Financial Reporting Standards), demonstrações contábeis ao qual possam ser apreciados pelos donos das entidades jurídicas, acionistas, investidores e até autoridades das Fazendas Públicas de uma forma límpida e precisa.
Esta pesquisa apresentou um estudo sobre as habilidades e competências relacionadas ao perfil do auditor independente de acordo com as normas de auditoria nas empresas de capital aberto, demonstrando o que é auditoria independente, mostrando qual o perfil necessário para se tornar um auditor.
Abordou também os requisitos necessários para seguir a carreira de auditor, pois os mesmos tem a obrigatoriedade de estar registrado em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), na categoria de contador, ou seja, ter graduação em Ciências Contábeis; Haver exercido atividade de auditoria, por período não inferior a cinco anos, contados a partir da data do registro no CRC; exercer a profissão em escritório legalizado; estar atualizado sobre o ramo de sua atividade; como também ter sido aprovado em exame de qualificação técnica.
Contudo o objetivo desta pesquisa foi mostrar que todas as informações emitidas pelos auditores através dos pareceres de auditoria são de extrema e total responsabilidade dos próprios, pois neles são expressos aspectos relevantes como a posição patrimonial e financeira, resultados das operações de um determinado período e as origens e aplicações de recursos referente ao período base ao qual são extraídas as informações da entidade.
- Revisão de Literatura
- Auditoria independente
Auditoria é um processo de estudo e avaliação das informações empresariais que realiza operações, procedimentos, rotinas e demonstrações de resultados das organizações por meio de levantamento sistêmico de informações para verificação e certificação de ações pré-determinadas.
Segundo Sá, “Auditoria é uma tecnologia contábil aplicada ao sistemático exame dos registros, demonstrações e de quais quer informes ou elementos de consideração contábil, visando a apresentar opiniões, conclusões, críticas e orientações sobre situações ou fenômenos patrimoniais da riqueza aziendal, pública ou privada, quer ocorridos, quer por ocorrer ou prospectados ou diagnosticados (SÁ, 2002, p. 25)”.
Franco e Marra (2009, p. 218) diz que “A Auditoria Externa é aquela realizada por profissional liberal, Auditor Independente, sem vinculo de emprego com a entidade auditada e que poderá ser contratado para Auditoria permanente ou eventual”.
Com isso, observa-se que a auditoria externa é feita por um profissional totalmente independente da empresa auditada e que é uma atividade que se utilizando de procedimentos técnicos específicos tem a finalidade de atestar a adequação de um ato ou fato com o fim de imprimir-lhe características de confiabilidade.
2.1.1Objeto
O objeto de trabalho da auditoria contábil consiste no exame do conjunto de todas as peças, e ou, elementos de controle do patrimônio administrado, os quais compreendem registros contábeis, papéis, documentos, fichas, arquivos e anotações que comprovem a veracidade dos registros e legitimidade dos atos e fatos da administração.
2.1.2 Objetivo
O objetivo da auditoria independente é a comprovação da exatidão dos registros contábeis, propor soluções e melhorias para o aperfeiçoamento dos controles e sistemas da empresa contratante, verificação da correta apresentação e divulgação das demonstrações contábeis no período, emissão de parecer sobre os processos auditados.
Sendo que o objetivo do auditor externo é emitir uma opinião, sobre as demonstrações financeiras, ele atende as necessidades de terceiros no que diz respeito á fidelidade e dignidade das informações financeiras porém os principais motivos que levam uma empresa a contratar o auditor externo ou independente são:
...