Evidências de Auditoria
Por: Carina.Barbosa • 10/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.310 Palavras (10 Páginas) • 328 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO: CIÊNCIAS CONTABÉIS
EVIDÊNCIAS DE AUDITORIA
SOROCABA
2015
Evidências de Auditoria – NBC TA 500 e 501
Auditoria pode ser definida como o levantamento, estudo e avaliação ordenada das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade.
A execução da atividade de auditoria requer a utilização de ferramentas de trabalho que possibilitem formar uma opinião. O objetivo do auditor é fundamentar seu ponto de vista com fatos, evidências e informações adquiridas sobre as demonstrações contábeis auditadas.
Abaixo demonstramos os principais passos do auditor:
[pic 2]O auditor deve definir e executar os procedimentos de auditoria apropriados que permita a obtenção de conclusão de opinião, para isso pode-se utilizar:
- Registros Contábeis: Podem ser avaliado através dos livros diário, razões geral e auxiliares e reclassificação nas demonstrações contábeis;
- Documentação suporte: Cheques, registros de transferência eletrônica, faturas, contratos entre outros;
- Planilhas de trabalho: Indicadores e Controles Internos da Organização;
- Entrevista: Elaboração de Perguntas objetivando respostas para o quesito previamente definido.
Evidência de Auditoria
Evidências é o conjunto de fatos comprovados e suficientes para a conclusão de opinião do auditor. Durante o processo de formação de opinião, o auditor recolhe evidências acerca da efetividade das demonstrações contábeis.
Os auditores classificam as evidências inicialmente da seguinte maneira:
- Evidência sobre a continuidade: A evidência de normalidade pelo prazo de um ano após a data das demonstrações contábeis é suficiente para a caracterização dessa continuidade. Caso, no decorrer dos trabalhos, se apresentem indícios que ponham em dúvida essa continuidade, deve o auditor aplicar os procedimentos adicionais que julgar necessários para obter a conclusão de sua opinião.
- Evidências sobre o sistema de controle interno: Ao longo dos exames que o auditor realiza sobre o sistema de controles internos, vai colhendo evidências quanto a sua eficiência e adequabilidade. As evidências sobre o sistema de controles internos permitem ao auditor estabelecer a quantidade de transações que ele julga necessária examinar para emitir sua opinião sobre o conjunto.
- As evidências básicas: Representam a comprovação real das afirmações contidas nas demonstrações contábeis, colhidas através de evidências de natureza documental, circunstancial ou fruto de constatação pessoal.
Procedimentos Técnicos de Evidências de Auditora
Para a obtenção de evidências de auditoria é necessário executar alguns procedimentos técnicos, sendo eles a inspeção, observação, indagação, confirmação externa, recálculo, reexecução e procedimentos analíticos. É necessário que o auditor utilize a maioria ou até mesmo todos os procedimentos citados acima, assim a probabilidade para distorções diminui, fazendo com que a operação dos controles seja eficácia.
Inspeção
O procedimento precisa ter legitimidade, ser adequado as transações efetuadas à atividade da entidade, o suporte para o aquisição documental deve ser aprovado por alguém capacitado e os registros precisam ser reflexos contábeis das transações nas devidas contas.
...