Exercício Keila S Paixão
Por: keilaSousa17 • 26/2/2021 • Dissertação • 370 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
Sempre que a uma crise extrema como a que vivemos atualmente, a logística acaba desempenhando um papel fundamental na garantia de condições mínimas de funcionamento das áreas atingidas, fazendo com que não falte alimentos e medicamentos. Desta forma, a logística exerce o papel de uma artéria que transporta o oxigênio pelo corpo, fazendo com que à sociedade continue funcionando sem entrar em colapso total, sendo responsável pelo fluxo de mercadorias entre produtores e fabricantes até o consumidor final. Em um país como Brasil é um desafio manter as entregas de produtos em um cenário de restrição na circulação de pessoas, pois o fluxo de produtos é fundamental para que economia não entre em colapso.
Podemos trazer exemplos nesse cenário como o abastecimento de hospitais com equipamentos hospitalares, mascaras, medicamentos e respiradores que precisam está rapidamente disponível. Para que isso ocorra é necessário que haja muita organização, pois, muitos produtos são produzidos fora do pais e normalmente não são produzidos nessa escala, com muita demanda, fazendo com que haja uma escassez de produtos.
O transporte exerceu um papel importante em meio a pandemia, principalmente no transporte desses materiais hospitalares, no início da pandemia o transporte sofreu como os demais setores por causa das restrições tanto físicas com restrição de voos, atracação de navios e bloqueios nas estradas que dificultava a chegada das mercadorias ao consumidor, a restrição de pessoas que tiveram que se isolar e tiveram que arrumar novas formas para atender suas funções.
Devido ao cenário da pandemia houve um aumento nas vendas online acelerando um processo já esperado, a busca pela utilização de ambientes digitais, com isso grandes redes de varejo tiveram que se adaptar, tiveram que buscar novas parcerias com micro, pequenas e médias empresas para aumentar o número de produtos ofertados. Desta forma, as empresas de logística agora precisam rever seus processos e serviços de transporte, entrega e distribuição para atender às novas demandas principalmente dos clientes de varejo.
Durante todo esse cenário podemos notar o quanto a Logística foi fundamental, para garantir que mesmo no caos que se instalou a população tivesse acesso ao que se era necessário, os hospitais continuaram recebendo os matérias e medicamentos, a indústria pode continuar produzindo e o comércio pode continuar funcionado.
...