FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE CASCAVEL- FACIAP
Por: foffis • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 413 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE CASCAVEL- FACIAP
Atividade de Autodesenvolvimento
Cascavel
2015
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE CASCAVEL-FACIAP
Alessandra Silveira – RA: 4236818090
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
Trabalho realizado para Atividade de Autodesenvolvimento da disciplina de Ciências Sociais do curso de Ciências Contábeis orientado pelo Tutor Evandro de Almeida.
Cascavel
2015
- INTRODUÇÃO
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente, onde se aborda as características do chamado emprego verde e os principais setores econômicos onde o mesmo se encontra.
- DESENVOLVIMENTO
Emprego verde é o ramo de atividade que contribui para preservar e recuperar a qualidade do meio ambiente, existe a previsão de movimentar cerca de 15 a 60 milhões de novos empregos verdes em todo o mundo para as próximas décadas, no Brasil a expectativa é de 25 milhões de novos empregos, sendo que no Brasil já existem 3 milhões de empregados nessa área, isto significa 7% de todo o mercado formal.
Os profissionais que lidam com materiais de resíduos de uma maneira abrangente e os ligados a biodiversidade, empregos verdes são mais encontrados, produção e manejo florestal, geração e distribuição de energia renovável, saneamento, gestão de resíduos e de riscos ambientais, manutenção, separação e recuperação de produtos e materiais.
Os chamados “empregos verdes” podem ser criados em todos os setores e empresas, o que abre perspectivas a exploração do aproveitamento de oportunidades ainda não explorados, os empregos verdes prometem como pilares estruturais do denominado triplo dividendo apresentam-se, respectivamente: i) empresas sustentáveis ii) redução da pobreza iii) uma recuperação econômica centrada no emprego.
É importante lembrar que existem empregos diretos nos setores que produzem bens e serviços mais verdes, empregos indiretos em suas cadeias de fornecimento e empregos induzidos, quando as poupanças de energia e matéria-prima se transformam em outros bens e serviços de maior intensidade de mão de obra. Mas para que as hipóteses de potência possam ser uma realidade, é necessário que, em alguns casos haja uma atuação concentrada, mobilizando sinergias possibilitadas por participação dos poderes públicos, do setor empresarial, de unidades de investigação e mesmo de entidades sem fins lucrativos.
Assim, com o agrupamento da sustentabilidade econômica, social e ambiental será possível ter um futuro com mais dignidade para as presentes e futuras gerações.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
O agrupamento da sustentabilidade propõe a apropriação da natureza dentro de um novo conceito de produção, o debate sobre a economia verde ainda é recente parece ser mais adequado por tratar-se das situações que abrangem não apenas a proteção ambiental, mas também uma mudança nos padrões econômicos. Segundo dados apresentados na 102
...