Fichamento Bibliografico
Por: nataliadm • 16/10/2015 • Trabalho acadêmico • 437 Palavras (2 Páginas) • 427 Visualizações
FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO
PELEIAS. Ivam, BACCI. João. Pequena cronologia do desenvolvimento contábil no Brasil: Os primeiros pensadores, a padronização contábil e os congressos brasileiros de contabilidade. Disponível em:http://www.fecap.br/adm_online/art0503/a rt5034.pdf. Acesso em: 23/09/2014.
Pequena cronologia do desenvolvimento contábil no Brasil: Os primeiros pensadores, a padronização contábil e os congressos brasileiros de contabilidade. (p. 39-54).
Ciência social que registra, expõe e interpreta os fatos patrimoniais, a contabilidade, possui como o seu objeto de estudo o patrimônio, seu desenvolvimento está relacionado com a evolução da civilização humana, quando o homem percebeu que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e que através desse controle obteria lucros.
Os primeiros vestígios da contabilidade ocorrem entre os séculos XIX e XX com a vinda da Família Real para o Brasil, o que exigiu dos comerciantes um maior controle sobre suas finanças e bens, ocasionando no surgimento do método das partidas dobradas e das “aulas de comércio” que buscavam a qualificação dos alunos e dos profissionais na escrituração contábil. Anos depois há o reconhecimento dos guarda-livros como uma das primeiras profissões liberais regulamentadas no Brasil e, através da Lei nº 556, a escrituração contábil se torna obrigatória exigindo uniformidade nos registros e nos balanços gerais, em 1850 ocorre a alteração da lei 1083, onde se define a obrigatoriedade de entregar ao governo, no prazo estabelecido, os balanços, demonstrações e demais documentos pelo mesmo determinado.
Até então a contabilidade não era reconhecida como ciência, é neste momento que se inicia a luta por seu reconhecimento. Francisco D’Áuriae Herrmann Jr. ambos defensores do princípio patrimonialista, foram os que participaram intensivamente para a regulamentação e reconhecimento da profissão.
Decorrente do processo evolutivo da contabilidade surge a necessidade de sua padronização, o que proporcionaria um entendimento globalizado de suas normas, técnicas, termos e princípios facilitando assim, a compreensão das demonstrações contábeis pelos seus usuários, então em 1926 começam as primeiras discussões sobre a padronização das técnicas contábeis,
porém, somente em 1940 com as Leis 2.416/40 e 2.627/40 que ocorreram as primeiras alterações significativas na regulamentação contábil.
A partir do século XX de acordo com o decreto da Lei 21.033/32, a assinatura dos profissionais contábeis nos livros e documentos das empresas, passa a ser obrigatória. Em 27 de maio de 1946 a partir da Lei 9295/46, surgem dois conselhos, o CFC – Conselho Federal de Contabilidade e o CRC – Conselho Regional de Contabilidade, que deveriam fiscalizar o exercício da profissão contábil e regulamentar suas normas e padrões.
Sendo assim, à medida que a humanidade evoluiu a contabilidade sofreu várias transformações, portanto, para entender a história da contabilidade deve-se fazer uma análise desde os tempos primórdios até os dias atuais, proporcionando assim, uma maior compreensão do futuro contábil.
...