Formação de Preço Redbulll
Por: tamudoq • 16/7/2015 • Relatório de pesquisa • 388 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
Formação de Preço
Preço:
A marca Red Bull está associada ao entretenimento jovem e possui uma grande influência na constituição das identidades culturais destes jovens. A estratégia de comunicação a ser adotada se dará por valores agregados à marca, por exemplo um estilo de vida ao qual estão relacionados. Itens de baixa diferenciação, como é o caso da bebida energética, investirá em estratégias de branding para que seja promovido juntamente ao consumidor seu nome, valores e estilo de vida que o consumo do produto pode vir a lhe proporcionar.
Estes jovens consumidores, público-alvo da marca, possuem uma grande necessidade de se sentirem pertencentes a grupos sociais. Isso causado devido à estratégia de marketing adotada pela empresa, que se utiliza de elementos lúdicos como “Red Bull te dá asas”, criando uma sensação de que o consumidor da marca pode fazer tudo.
Devido a esta grande influência dos valores adquiridos ao consumir a marca, os consumidores aceitam pagar um custo a mais, visto que o produto da Red Bull é em média 62% mais caro do que os concorrentes (pesquisa realizada em 5 supermercados nacionais).
Dito isso, a estratégia adotada para precificar o produto será a de manter o mesmo valor do que o produto regular já encontrado atualmente. Isso fará com que os antigos consumidores da marca tenham esta nova experiência e divulguem esta nova sensação aos demais. Isso trará o melhor benefício para a marca: atrair novos consumidores, despertando-lhes curiosidade e interesse ao se depararem com um novo produto de uma marca conhecida e respeitada.
Promoções:
A promoção do produto será realizada principalmente a partir de divulgações via TV durante os picos de audiência, principalmente anteriormente e durante os Jogos Olímpicos.
Também serão consideradas divulgações pelas estações de rádio (exclusivamente as que possuem o público jovem), divulgações em revistas de esporte e de turismo. Uma atenção especial será dada às redes sociais, que são os pontos de encontro dos jovens atualmente.
Todas estas divulgações seguirão um conceito para o que foi citado por Gobé (2001) seja atingido: os consumidores precisam de sentir uma identificação com a marca, que é feita através da personalidade, capaz de se transformar numa fonte de aspiração e anseio.
Ou seja, a experiência da marca são respostas internas nos consumidores, são sensações, respostas comportamentais e cognitivas, que surgem como reações que podem ser identificadas pela embalagem, comunicação e ambiente que a marca é comercializada.
...