GESTAO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Por: jessicajnb • 19/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.854 Palavras (12 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 conceitos básicos de contabilidade
2.2 Objeto e objetivo da Contabilidade
2.3 Escrituração Contábil
2.4 Demonstrações Contábeis
2.5 Contabilidade e gestão empresarial
2.6 A Missão e Visão da Empresa
2.7 Processo Administrativo
2.8 Ambiente das organizações
2.9 Aspectos Jurídicos
3 Operações Matemáticas
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Este trabalho demonstra os principais conceitos básicos e introdutórios do curso de Ciências Contábeis, que são de extrema importância na vida de um profissional contábil. Na decorrência do mesmo, serão abordados os seguintes assuntos:
O seu conceito envolvendo objeto e objetivo, onde ambas estão ligadas a uma mesma finalidade que é o Patrimônio; Escrituração Contábil representada pelo registro de todas as movimentações ocorridas em uma empresa, de acordo com o livro diário e livro razão; Demonstração Contábil que é o grande banco de dados histórico de uma empresa, pois através de suas demonstrações é possível se ter uma posição patrimonial; Contabilidade e Gestão Empresarial estão relacionadas e unidas para um bom desempenho; Missão e visão de quais são as metas e objetivos que uma entidade espera alcançar; Processos Administrativos demonstrando qual caminho certo de organização que uma empresa deve seguir para chegar ao final com sucesso; Ambiente das organizações referindo-se a tudo aquilo que envolve externamente a uma organização, tendo como contexto a divisão da organização em Macro Ambiente e Micro Ambiente; Aspectos Jurídicos referindo-se a todas as leis necessárias na vida de um contador; E por final as Operações Matemáticas que se preocupam em construir modelos matemáticos capazes de similar a situação real da empresa, sendo através desses modelos de cálculos que se fazem representações da realidade empresarial.
DESENVOLVIMENTO
O custo unitário de produção é considerado a quantidade de produtos fabricados, independente de estarem acabados ou não, dentro de um período Contábil. Deste modo determinam-se os custos do período e as unidades produzidas. Possuindo como objetivo principal identificar, coletar, processar, armazenar, e produzir informações para formar custos.
O método das unidades equivalentes de produção basicamente converte as unidades de produtos em processo em unidades equivalentes à produção acabada, sempre tendo atenção que os em processo não receberam todos os gastos de produto final. Para calcularmos as unidades equivalentes de produção sempre devemos levar em consideração os critérios de valorização, os custos de produção do período, se havia saldo inicial de produtos em elaboração, unidades que iniciaram o processo, quantas acabadas e se tem unidades ainda em produção, converter as unidades em elaboração em um numero equivalente a unidades inteiramente concluídas.
Exemplo:
Se ao final do período contábil a empresa LINEA COMERCIO DE MÓVEIS LTDA, têm os seguintes dados de fabricação e comercialização de mesas e cadeiras em dois formatos (Mesa executiva JOB 9000 e cadeira Presidente executiva), Suponhamos que a empresa numa certa data tinha R$600.000,00 de custo da produção de Mesas e Cadeiras, e 5.000 unidades de produtos acabados e 2000 unidades de produtos em elaboração com 50% de grau de acabamento. Como o grau da produção em acabamento é de 50%, podemos considerar que cada produto incorpora 50% dos custos numa unidade acabada.
Calculando as unidades equivalentes de produção:
Unidades acabadas 5.000 unidades
Unidades em elaboração (2.000x50%) 1.000 unidades
Equivalente total de Produção 6.000 unidades
Calculando os custos:
Custo da produção R$ 600.000,00
Equivalentes de produção 6.000 unidades
...