GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS
Por: Anemoreira • 9/11/2017 • Projeto de pesquisa • 1.216 Palavras (5 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO
GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS
Ariane do Nascimento Moreira
Ubatuba – SP
2017
Ariane do Nascimento Moreira
GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS
Pré-projeto apresentado na disciplina de Projeto de Pesquisa – para o Programa de Iniciação Cientifica do Centro Universitário Módulo.
Orientador (a): Profª Trajano
Ubatuba-SP
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO1
- OBJETIVOS2
- JUSTIFICATIVA2
- REVISÃO TEORICA..........................................................................................4
- CRONOGRAMA................................................................................................5
- REFERÊNCIAS................................................................................................1
1. INTRODUÇÃO
Estimular o desenvolvimento sustentável, assegurando que a exploração dos recursos, a boa gerencia dos investimentos, a orientação tecnológica se alinhe com as necessidades atuais e futura é uma importante responsabilidade das empresas, ou ao menos uma boa parcela.
Na linha do Desenvolvimento Sustentável, há o cuidado para que não se esgote os recursos necessários às futuras gerações e que uma economia sadia nem sempre sustenta um meio ambiente sadio.
Devido às questões ambientais se tornarem uma preocupação social, a qual não deve estar separada das questões de desenvolvimento econômico, a contabilidade se responsabiliza por divulgar a informação sobre custos, benefícios econômicos e estratégicos para a adoção de políticas ambientais.
A inquietude da sociedade com relação à escassez futura dos recursos naturais, fez com que as empresas tomassem consciência de caráter ambiental, algo novo em um universo onde a maior preocupação era o lucro empresarial.
Essa preocupação ambiental se ascendeu na década de 60, onde os primeiros movimentos ambientalistas chamaram a atenção para os danos que em os resíduos, expostos de forma incorreta, podem causar danos irreversíveis à saúde humana e de todos os seres vivos, ocasionando inclusive sua morte.
O peso dessa notável ruína ambiental, fez com que a maximização do lucro desse lugar a prática de um plano econômico-financeiro onde as organizações não perdessem a premissa que é a busca por receitas, mas que ampliassem seus objetivos de forma que sua sobrevivência se mantenha simultaneamente com a responsabilidade humana e social.
2. OBJETIVOS
2.1 - OBJETIVO GERAL
O objetivo deste trabalho é conhecer e identificar, através da Diretriz Contabilística.nº 29, que trata das Matérias Ambientais, os critérios de reconhecimento, mensuração e divulgação relativo aos custos e proveitos designados como ambientais.
2.2 - OBJETIVO ESPECÍFICO
Nesse contexto, também identificar às dificuldades que impedem que as empresas possam utilizar a Contabilidade Ambiental para auxiliar o gerenciamento empresarial.
Apresentar a importância da Gestão Ambiental nas empresas e conceituar a Gestão Ambiental; informar sobre a legislação de proteção ao meio ambiente (ISO, certificações); apontar os SGAs (Sistemas de Gestão Ambiental) como instrumento de competitividade da organização.
3. JUSTIFICATIVA
A Gestão Ambiental surgiu quando o ser humano percebeu que precisava reavaliar sua visão sobre meio ambiente, houve a conscientização de que a natureza não é uma fonte inesgotável de recursos, ela pode se degradar com sua utilização inadequada.
A situação citada pode ser definida como um conjunto de atividades que visam o aproveitamento dos recursos disponíveis em nosso meio ambiente de forma a evitar seu esgotamento, dando suporte à continuidade da vida nos anos vindouros.
Em um futuro próximo, a empresa que não implantar um sistema de gestão ambiental poderá perder sua posição no mercado.
A Gestão Ambiental deixou de estar presente apenas em legislações e regulamentos para ter sua participação também no poder de escolha dos clientes no momento da compra.
Com a mudança cultural, as corporações precisam dar a resposta não só aos seus clientes, que estão cada vez mais exigentes, mas à sociedade como um todo, por isso, tiveram de remodelar suas formas de produção e de prestação de serviços, adequando-se não só às questões sociais, como também as legislações relacionadas à proteção de nossos recursos naturais.
4. REVISÃO TEORICA
O Sistema de Gestão Ambiental possibilita as empresas o controle dos impactos de suas atividades no ambiente, demonstrando aos consumidores sua preocupação com a natureza, atraindo-os para si. Mas se engana quem pensa neste sistema como apenas uma forma de divulgação de marca, ele também pode maximizar o desempenho produtivo e aumentar ganhos financeiros. Portanto, o administrador que implantá-lo colocará sua empresa em evidência no mercado não só por ter sua imagem “ambientalmente correta”, mas por produzir com qualidade.
Defender o meio ambiente atualmente passou a ter uma influência em uma parcela da sociedade. Algumas empresas estão aderindo a essa pratica de satisfação do cliente, na melhoria de vida da comunidade, tentando solucionar os problemas do meio ambiente com vista à sustentabilidade.
Torna-se necessário uma empresa implantar uma gestão ambiental, não só pela imagem que irá passar, mas também visando sua rentabilidade. Inúmeros mercados internacionais exigem a importação de produtos com certificado ISO 14000 (é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization – ISO – e que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas), entre outros certificados de qualidade. Desta forma fica claro que atender as necessidades ambientais deixou de ser só um fator de responder as questões legais, mas também um fator de competitividade e conquista de mercado. Uma das melhores formas de gerenciamento ambiental tem sido a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, segundo as normas internacionais da Série ISO 14000, visando certificação, NICOLELLA (2004). As empresas que são ambientalmente responsáveis criam vantagens competitivas e, consequentemente, atingirão maiores níveis de sucesso.
...