IAS 23 - DISSERTAÇÃO
Por: IVIV • 24/9/2015 • Dissertação • 387 Palavras (2 Páginas) • 215 Visualizações
IAS 23
Esta Norma fala sobre a contabilização de custos com empréstimos.
São reconhecidos como custos de empréstimos: todos os empréstimos que são feitos para aquisição, construção ou produção de um ativo. Os custos de empréstimos são atribuíveis a juros e outros custos decorrentes a essa relação.
A regra é que seja contabilizado o custo com empréstimos quando a despesa for incorrida, ou seja, a empresa capitalizará como parte do custo de empréstimo no momento da aquisição, construção ou produção do ativo. A outra parte do custo é contabilizada como despesa no momento em que ela for realizada. Um exemplo de ativo pode citar obras em andamento, a qual requer um tempo para a efetiva conclusão.
A empresa iniciará a capitalização de custos de empréstimos quando o ativo atender as condições abaixo:
- Incorrer em gastos para o ativo;
- Incorrer em custos de empréstimos; e
- Empreender atividades que sejam necessárias para preparar o ativo para o seu uso pretendido ou venda.
Neste caso a empresa capitalizará o custo com empréstimo como parte do custo de um ativo qualificado.
Em períodos prolongados que a empresa suspender o desenvolvimento do ativo, pode ser suspenso a capitalização de custo do empréstimo.
O custo do montante de empréstimos a capitalizar deve ser limitado ao montante de custos de empréstimos incorridos no mesmo período de tempo em que se trata.
Assim que o ativo qualificado estiver pronto para ser comercializado, pronto para uso ou atender as expectativas de que o ativo foi desenvolvido e concluído, à empresa pode cessar a capitalização de custos do empréstimo.
A entidade divulgará:
- Todo o valor que a empresa obteve com o custo de empréstimos capitalizados neste período; e
- O valor do custo com empréstimos elegíveis para a capitalização foi determinado através de uma taxa a qual será divulgada no término.
A Norma brasileira é similar aos Ias 23, porém no Brasil a prática contábil era requerida a capitalização de encargos financeiros para os ativos.
...