Importancia da etica
Por: AlinneLeal • 6/4/2016 • Projeto de pesquisa • 1.075 Palavras (5 Páginas) • 409 Visualizações
Atualmente o termo ética, está a ser progressivamente perdido em cada meio, principalmente no profissional. Ética propõe no geral, as pessoas devem se comportar dentro da face da sociedade e conjuntamente tão conhecedor levando em consideração as tradições costumes determina no entanto, ele vai ser julgado.
Para contabilistas exercer a conduta ética é profundamente necessário, pois resultado do seu trabalho está ligado a suas ações como pessoa. Portanto, sua profissão será valorizada e reconhecida.
Analisando o Código de Ética, é determinado que o contador apresenta um caminho a ser seguido no âmbito do exercício da sua atividade profissional. Na mão oposta, deve existir uma conduta moral individual similar que possa lidar com as coisas duras e embaraçosas que surgem dentro do cotidiano pessoal e nas empresas. Associando as disposições do Código de Ética da profissão com os valores individuais, este profissional estará pronto para realizar o seu trabalho de acordo com os princípios contábeis estabelecidos.
Para justificar este trabalho , uma vez corrupção circula livremente, o contador tem que ser eticamente pronto para enfrentar esses problemas em um ambiente competitivo, onde os indivíduos não medem esforços para conseguir dinheiro e alcançar o sucesso rapidamente. O profissional deve ter uma conduta firme tanto nas suas ativadas profissionais quanto individualmente para que não se corrompa.
Portanto, este trabalho é extremamente necessário, pois mostra a maneira de se comportar eticamente, destacando o código de ética contabilista de ética e enfatizando as punições se o mesmo não estiver sendo devidamente seguido.
A metodologia a ser utilizada é pesquisa bibliográfica em literaturas específicas, leis, Códigos de Ética Profissional, Código de Ética do Profissional Contábil, bem como a legislação vigente.
Este trabalho tem como objetivo apontar a importância da ética na profissão contábil na elaboração das demonstrações contábeis, a importância da mesma para a sociedade, especialmente nos círculos de negócios, pois a perda dos padrões éticos gradativamente gera corrupção.
Conceito de ética
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira define a ética como " o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto " (FERREIRA, 1977).
"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta" (VALLS, 1993, p. 9).
É muito comum que a ética é confundida com a moralidade. há Associado em Enfermagem intenção de delinear os princípios morais e princípios éticos. Embora elas estão conectadas, essas duas palavras obitem significados totalmente diferentes.
Atualmente Habermas (1980) citado por Aranhas (1993) traz uma compreensão nova para ética. Sua teoria explica a razão como fundamento básico, mas é uma razão comunicativa, onde o indivíduo usa a comunicação, o diálogo, a iterar-se socialmente para induzir à razão. Assim, o entendimento é fundamental para se chegar a uma conclusão entre pessoas do grupo, conseguido através do emprego de argumentação racional.
Vásquez (1998) define a ética como sendo a ciência especifica do comportamento humano tendo como teoria o estudo comportamental moral do homem em sociedade.
De acordo com Arruda, Whitaker e Ramos (2003) Ética pode ser um fraguimento da filosofia que estuda a moralidade dos atos humanos em sua liberdade.
Então entende-se como Ética a parte da filosofia que estuda o comportamento humano a partir da atitude moral.
Campo da Ética
A Ética, enquanto ramo do conhecimento, tem por objeto o comportamento humano do interior de cada sociedade. O estudo desse comportamento, com o fim de estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência pacífica dentro das sociedades e entre elas, constitui o objetivo da ética. FUNÇAO DA ETICA Em qualquer sociedade que se observe, será sempre notada a existência de dilemas morais em seu interior. O comportamento das pessoas, enquanto fruto dos valores nos quais cada um acredita, sofre alterações ao longo da história. Os problemas relacionados com o comportamento do ser humano encontram se inseridos no campo de preocupações da Ética. Ainda que não torne os indivíduos “moralmente perfeitos”, a Ética tem por função investigar e explicar o comportamento das pessoas ao longo das várias fases da história.
...