Imposto de Renda Pessoa Juridica
Por: Anaajg1310 • 31/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.597 Palavras (11 Páginas) • 452 Visualizações
ANA JAQUELINE
DANIELE GOMES
FRANCISCO MARCOS
PRISCILA LIMA
RAIMUNDO ALDECI
IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA
Fortaleza,30 de maio de 2017.
RESUMO
O objetivo do presente trabalho é abordar o conceito de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Apresentando a importância do imposto e retratando como foi instituído o IRPF no Brasil. O trabalho também demonstra como é feita a elaboração da declaração conforme a Receita Federal,indicando quem deve declarar,ou seja,quem está obrigado a declarar o imposto. Apresentando também as despesas que podem ser deduzidas do IRPF, como por exemplos despesas com educação,saúde,dependentes entre outras.
Abordaremos também os dependentes que podem tendo como exemplo companheiro(a) com quem o contribuinte tenha filho,filho(a) ou enteado(a), até 21 anos de idade ou, em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho.
Para fazer a declaração é preciso ter os documentos como o nome e CPF dos dependentes maiores de 12 anos, informes de rendimentos, cópias de recibos/notas fiscais fornecidos a pacientes/clientes. A declaração tem prazo para ser entregue com todos os documentos necessários e caso o contribuinte entregue fora do prazo pagará multa.
Veremos que a declaração pode ser retificada caso haja algum erro e o contribuinte poderá ser ter a restituição do imposto.
PALAVRAS-CHAVE: Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), Declaração, Dependentes, Documentos.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………………..4
2.Conceito de Imposto de Renda Pessoa Física ……………………………………………………………………….5
3.Quem deve declarar? …………………………………………………………………………………………………………...6
4. Despesas dedutíveis do IRPF ……………………………………………………………………………………………….7
5. Dependentes ……………………………………………………………………………………………………………………….8
6. Documentos ………………………………………………………………………………………………………………………..9
7. Data de Entrega e Penalidades …………………………………………………………………………………………..10
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS …………………………………………………………………………………………………….15
10 .REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ………………………………………………………………………………………..16
11. ANEXO ………………………………………………………………………………………………………………………….......................17
1.INTRODUÇÃO
A distribuição de renda no Brasil vem apresentando uma série de conflitos ao longo dos anos e a explicação é o aumento da desigualdade na distribuição de renda. No ponto de vista global, os países latino-americanos em geral, e particularmente o Brasil, destaca-se pela elevada desigualdade da distribuição da renda. Os países mais desenvolvidos, por sua vez, destacam-se por possuírem um padrão mais moderado de desigualdade.
Um alternativa para diminuir a desigualdade veio por meio da espécie tributária do Imposto de Renda, onde as informações são de extrema relevância para complementar os dados sobre a desigualdade, na medida em que ajudam a revelar a renda das classes superiores que não são estimadas por algumas pesquisas.
A Lei nº4.625 de 31 de dezembro de 1922 foi que instituiu o Imposto de Renda no Brasil. Em seu artigo 31, dizia que era instituído o Imposto Geral sobre a Renda que será devido anualmente por toda pessoa física ou jurídica residente no território do país incidirá sobre o conjunto liquido dos rendimentos de qualquer origem. Com o passar do tempo houve modificações as regras sobre o Imposto de Renda, assim facilitando a arrecadação e a elaboração da declaração.
Com o avanço das tecnologias, tornou-se mais fácil para o contribuinte declarar o Imposto de Renda. Em 1991 a Receita Federal deu a opção de entregar a declaração por disquete. Já em 1997 o contribuinte teve a opção de entregar sua declaração via internet e em 2013 a novidade foi por meio de dispositivos móveis. Também por meio dos avanços tecnológicos tornou-se mais eficaz e eficiente os mecanismos de controle da Receita Federal
...