Instituição financeira
Por: Jessica Massotti • 4/3/2016 • Trabalho acadêmico • 318 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
JÉSSICA DOS SANTOS MASSOTTI – RM 51468 – CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 3 CCO
Contabilidade à Instituição Financeira
Principais Intermediários Financeiros: Conceito e Atribuições
1
ÍNDICE
Conceito.................................................................... 3
Exemplo.................................................................... 4
Objetivo.................................................................... 5
2
CONCEITO
Denomina-se Intermediação Financeira a transferência de recursos de um agente superavitário para um agente deficitário. Incide na captação de recursos de um agente superavitário (aquele que determinam a oferta de recursos) e transfere para um agente deficitário (aquele que precisa do dinheiro, materializando a demanda de recursos). Promovendo a circulação do dinheiro e podendo aumentar ou diminuir a produção de bens e serviços viabilizando a prática de financiamentos de curto, médio e longo prazo, minimizando os riscos e maximizando lucros.
Propendendo atender as necessidades financeiras apresentadas pelos agentes econômicos desprovidos de recursos aplicando ao mesmo tempo o excedente de agentes superavitários.
“A justificativa para a existência dos intermediários financeiros tem como base o fato de que muitos dos agentes econômicos deficitários não teriam como captar recursos financeiros diretamente no mercado” (MEYER, 1982, p. 172).
3
EXEMPLO
Um exemplo claro é de uma pessoa, onde podemos chamá-la de Marina. Ela deseja abrir uma loja de doces, mas não possui capital suficiente para realizar tal ação, então Marina resolve procurar o gerente de seu banco e opta por fazer um empréstimo. O banco empresta o dinheiro para Marina abrir seu negócio cobrando uma taxa de juros pelo serviço prestado. Sendo Marina a deficitária, o Banco o intermediador e os tomadores/poupadores são os superavitários.
[pic 1]
*http://robertoquaranta.blogspot.com.br/2012/02/os-agentes-economicos-e-suas-relacoes.html
4
OBJETIVO
O objetivo principal é facilitar essas transações através de instituições financeiras, que normalmente conhecemos como bancos, eles são responsáveis por conectar agente superavitário e agente deficitário como mediadores dessa troca de recursos, levando capital do agente superavitário para o deficitário.
Os principais intermediários financeiros no Brasil são os Bancos Múltiplos, Bancos Comerciais, Caixa Econômica Federal e Cooperativas de Crédito, atuando também com Correspondentes Bancários e Casas Lotéricas, que são autorizadas a prestar empréstimos menores e abertura de contas.
...