Instituições financeiras
Por: 1702cida • 23/9/2015 • Relatório de pesquisa • 612 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais
Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro
NOME | Maria Aparecida da Silva Dourado |
RA | 3715644130 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
Ano 2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Instituições Financeiras e Mercado de Capitais
Aula-tema 03: Introdução ao Sistema Financeiro
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Instituições Financeiras e Mercado de Capitais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Sidemar Ronaldo Beloto
Anhanguera Educacional
Ano 2015
O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião
O Cupom
O comitê de Política Monetária é um órgão da política monetária do Banco Central, com a incumbência de determinar a meta para a taxa básica de juros, no Brasil é a taxa Over-Selic ou Taxa Selic. O Comitê foi formado em junho de 1996 com a finalidade de indicar o uso adequado ao processo decisório de política monetária e elaborar sua nitidez.
No regime de metas para inflação, implementada no Brasil em 1999, a principal finalidade do Copom é o de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a meta para a taxa básica de juros no Brasil.
O Copom é composto pelos membros da Diretoria colegiada do BCB: o Presidente e os Diretorias de Política Monetária, Política Econômica, Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos, Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural, Fiscalização, Regulação, Relacionamento Institucional e Cidadania, e Administração. O Presidente tem direito ao voto decisório em caso de empate na decisão da política monetária.
A última Ata
Na última reunião do Copom, o colegiado aumentou a Selic de 12,75% para 13,25% ao ano considerando que a alta dos preços administrados em 2015 seria de 11,8%, e não mais de 10,7% como no documento anterior. Em 2016, a previsão de alta de 5,3% desse conjunto de preços foi substituída por uma elevação de 5,3%.
O Banco Central informou também que amentou em 9,8 o preço da gasolina e de alta de 1,9 no preço do botijão de gás.
O Banco Central ainda eliminou do trecho a explicação para suas projeções de gasolina e eletricidade, no caso do combustível, até a ata de março, a instituição dizia que a alta da gasolina era reflexo de incidência da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (CIDE) e da PIS/COFINS; para energia elétrica, afirmava que a projeção foi em razão ao repasse às tarifas do custo de operações de financiamento, contratados em 2014, da Conta de Desenvolvimento Enérgico (CDE)
...