Investimento
Por: mharcia • 28/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.569 Palavras (15 Páginas) • 265 Visualizações
Floricultura Márcia[pic 2]
Av. Carmindo de Campos S/N
Cuiabá – MT
WWW.floriculturamarcia.com.br
marciafloricultura@floricultura.com.br
[pic 3]
CUIABÁ
2016
ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A[pic 4]
FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Discentes: Marcia Regina O. Vasconcelos RA: 7629726942
Trabalho realizado para fins acadêmicos, referente à disciplina de Análise de Investimento, da Faculdade Anhanguera de Cuiabá aos cuidados da Prof. CarlosTheobaldo. |
Cuiabá
2016
Sumário
Introdução 4
2.Sumário Executivo Estendido 5
2.1 Declaração da Visão 6
2.2 Declaração da Missão 8
2.3 Propósitos Gerais e Específicos, Objetivos e Metas 9
2.4 Estratégia de Marketing 9
2.5 Processo de Produção 10
2.6 Equipe Gerencial 10
2.7 Investimentos e Retornos Financeiros 10
3. Produtos e Serviços 10
3.1 Descrição dos produtos e serviços 10
4. Análise do Setor11
5.Projeção de Vendas11
6. Dados empreendedores e funcionários
r11
4. Análise do Setor11
4. Análise do Setor11
4. Análise do Setor11
4. Análise do Setor11
4. Análise do Setor11
4. Análise do Setor11
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta a elaboração de um sistema de fluxo de caixa de uma floricultura que oferece serviços de vendas de buquês, vasos, arranjos de flores e cestas decorativas. O objetivo deste trabalho foi elaborar um fluxo de caixa através de planilhas eletrônicas demonstrando de maneira objetiva todas as receitas e despesas da empresa, a fim de se obter os valores exatos de entrada e saída de dinheiro do caixa para auxiliar na tomada de decisões.
O controle do fluxo de caixa da empresa foi realizado através de planilhas feitas no Excel, sendo estas de entradas mensais, e anuais e fluxo de caixa. Utilizando- se de fórmulas de soma e de subtração automáticas do Excel e interligação entre as planilhas.
Com isso a empresa obteve informações para o controle financeiro, visualizando de maneira clara e eficiente suas movimentações em determinado período, facilitando a tomada de decisões.
As planilhas eletrônicas são fundamentais para que as empresas possam fazer relatórios e conseguir obter um controle dos dados utilizados.
O Fluxo de Caixa é um dos meios mais utilizados e mais importantes na análise financeira de qualquer organização, seu objetivo principal é analisar, em determinado período, todos os recursos financeiros de entrada e saída, obtendo um controle eficaz dos mesmos. É necessário que todos os dados fornecidos para a elaboração de um Fluxo de Caixa sejam precisos, assim sendo, será mais fácil identificar as falhas na utilização dos recursos financeiros bem como a possibilidade de melhora na utilização dos mesmos. O Fluxo de Caixa permite evitar os problemas que podem ocorrer devido à falta de disponibilidades, e maximizar os lucros com as previsões de sobras.
O controle financeiro é de extrema importância para as empresas obterem um melhor gerenciamento dos seus recursos. É indispensável ao administrador saber todas as atividades realizadas pela empresa e todos os processos utilizados na mesma, para assim atingir o controle ideal dos recursos disponíveis e alcançar os objetivos definidos. A essas empresas, faz-se necessário a criação de um sistema que torne possível planejar e controlar, de maneira eficiente, todo aumento ou diminuição de recursos.
FLUXO DE CAIXA E SUA IMPORTÂNCIA NA TOMADA DE DECISÃO
O fluxo de caixa refere-se ao movimento de dinheiro no período passado, enquanto o orçamento é o seu equivalente para períodos futuros. Existem dois tipos de fluxos: Outflow, que quer dizer saída de caixa, que representa as saídas de capital, subjacentes às despesas de investimento. Inflow, que quer dizer de entrada, que é o resultado do investimento. Valor que contrabalança com as saídas e traduz-se num aumento de vendas ou representa uma redução de custo de produção, etc.
O fluxo de caixa calcula o valor acumulado entre as receitas previstas e as despesas durante determinado período, seguindo a ordem de atividades abaixo:
1. Escolher um período de tempo para o estudo; 2. Reunir os valores totais das receitas obtidas para cada período, do total de períodos em estudo; 3. Reunir o total de custos para o projeto, nos períodos correspondentes aos estudados no 2º passo; 4. Efetuar a soma dos valores positivos do 2º passo e com os valores negativos do 3º passo; 5. Tomar a soma de acumulados dos valores obtidos no 4º passo.
Estes controles são elaborados a partir de relatórios internos que subsidiam os administradores na tomada de decisões. É através deles que são identificados os pontos fortes e fracos existentes na empresa, bem como as decisões que envolvem investimentos e financiamentos. Conforme Zdanowicz (1992) "o fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro: planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para um determinado período".
Além disso, oferece aos usuários informações relevantes sobre entradas e saídas possibilitando com isso dar transparência á situação financeira da empresa e auxiliar na tomada de decisões.
Todas as operações, sejam elas de uma empresa ou de uma pessoa física, devem possuir um controle. Este controle refere-se a tudo o que for saída ou entrada de caixa, em função de que "toda a administração do ativo é importante, pois deve ter em mente os objetivos simultâneos da administração financeira: liquidez e rentabilidade" (ZDANOWICZ, 1992).
...