Investimento Produtivo Keynes 1936
Por: Premium Service • 11/11/2016 • Dissertação • 261 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
Do Investimento produtivo - (Keynes, 1936)
Quando se refere ao investimento, segundo a ótica de Keynes, este é associado ao capital produtivo, investimento que gera empregos diferentemente do investimento financeiro que não gera emprego, que depende de duas variáveis; eficiência marginal do capital (Emgk) e a taxa nominal de juros média (I), ambas definidas obedecendo à condição de I = I (Emgk,i) < = > Emgk > i.
A eficiência marginal do capital (Emgk) se define como o valor presente dos retornos futuros, esperados, vinculados à ampliação do estoque de capital, físico ou produtivo, realizados no presente. Sendo assim a eficiência marginal do capital será obtida a parti do procedimento:
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
os valores são trazidos para o presente, então onde, o valor presente dos lucros, futuros, esperados é Q[pic 4], o preço de oferta dos bens de capital (máquinas, lojas, estoques, etc) no presente é POK[pic 5] .
De forma mais simples, a eficiência marginal do capital é a taxa de retorno esperada de uma decisão de investimento tomada no presente.
Do investimento Realizado.
A empresa “COLOCAR A RAZÃO SOCIAL”, aplicou parte de suas reservas de lucros, na ampliação do capital produtivo, que consiste na aquisição de software de gerenciamento, aquisição de novo imóvel (loja) anexa, ampliação do estoque físico que demanda a contratação de um novo colaborador de imediato e até três colaboradores no curto prazo (até doze meses)
...