Métodos e Critérios de Avaliação de Investimento de Capital
Por: Glorcio Martinho Torres • 16/8/2018 • Seminário • 4.512 Palavras (19 Páginas) • 271 Visualizações
Métodos e Critérios de Avaliação de Investimento de Capital
Conceitos
Orçamento de capital é o nome dado ao processo de decisões de procura e aquisição de activos de longo prazo. Com esse fim, existem varias técnicas, métodos, convenções e critérios decisórios que são comumente utilizados na analise e no processo decisório. Neste capitulo, discutiremos e apresentaremos a parte relacionada aos métodos geralmente usados e aceitos para montar os fluxos de caixa incrementais do projecto, calculo da sua rentabilidade, os indicadores econômicos e as técnicas especificas que permitem o processo decisório
São cinco (5) as principais etapas do processo de avaliação de um projecto de investimento ou valoração de um activo real, a saber:
- Estimativa dos fluxos de caixa incrementais, depois de imposto, esperados para o projecto.
- Avaliacao do risco do projecto e determinação de taxa de desconto ( custo de oportunidade de capital ) para o desconto dos fluxos de caixa incrementais futuros esperado.
- Calculo dos indicadores econômicos, especialmente o valor presente liquido ( VPL).
- Reconhecimento das limitações do modelo, estimativa, valoração e incorporacao na analise dos intangíveis associados ao projecto.
- Tomada de decisões.
Os projectos de investimento podem ser classificados de acordo com:
- Seu horizonte econômico ( por exemplo, projecto de curto e longo prazo ).
- Sua a natureza ( por exemplo, projectos táticos – substituição de equipamentos – e projectos estratégicos – projectos de expansão ).
- Os tipos de incerteza envolvidos ( incerteza técnica, incerteza econômica/ de mercado, incerteza estratégica ) e ocorre principalmente ( no custo, na receita, nos imposto ).
- Sua dependência em relação a outros projectos( por exemplo, projectos independentes e projectos mutuamente exclusivos).
De acordo com a finalidade do projecto:
- De reposição ( substituição de um equipamento velho por um novo ).
- De redução de custo ( substituição de um equipamento menos eficiente por um mais eficiente).
- Ambientais ( projecto de melhoramento das condições ambientais ).
- De coleta de informação ( P&D aplicada, exploração de petróleo, teste piloto de mercado etc ).
- De expansão ( projecto que aumentam a produção de bens e serviços ).
De acordo com o tipo de projecto:
- De substituição ( substituição de um equipamento velho por um novo ).
- De redução de custo ( substituição de um equipamento menos eficiente por um mais eficiente).
- De expansão ( projecto que aumentam a produção de bens e serviços ).
Metodos de seleção de alternativas: valor presente liquido, pay-back descontado e taxa interna de retorno.
Projecto é um conjunto de informações que permitem avaliar a decisão de alocar recursos (ou não) para a produção de bens e serviços que satisfaçam determinada procura.
O valor de um projecto é baseado em sua capacidade de gerar fluxos de caixa futuros seja, na na capacidade de gerar renda econômica, assim sendo, as alternativas de investimento podem ser comparadas somente se as consequências monetárias forem um ponto comum no tempo e, como a operação de um investimento ou financiamento tem medidas em um ponto característico um espaciamento de fluxos de caixa ao longo de tempo, os critérios de avaliação econômica devem considerar actualização ou desconto dos fluxos. Entre os métodos que desconta os fluxos de caixa, dois são os mais conhecidos e utilizados: o valor presente Liquido ( VPL ) e o da taxa Interna de Retorno (TIR). Algumas vezes, e necessário termos uma ideia do tempo de recuperação do investimento; neste caso, o método do pay-back descontado nos auxilia. Os critérios de seleção que não actualizam fluxos de caixa, como, por exemplo, o método do retorno sobre o investimento (ROI), aplicam conceitos contabilisticos que, mesmo considerando a vantagem da simplicidade do seu uso, não apropriados para medir renda econômica gerada por um projecto de investimento.
Metodo de Valor Presente Liquido (VPL)
O método de valor presente Liquido (VPL) tem como finalidade valorar em termos de valor presente o impacto dos eventos futuros associados a um projecto ou alternativa de investimento, ou seja, mede o valor presente dos fluxos de caixa gerados pelo projecto ao longo da sua vida útil. Não existindo restrição do capital, argumenta-se queesse critério leva a escolha ótima, pois maximiza o valor da empresa. A seguinte expressão define o VPL:
Critério de decisão: se VPL> 0 Projecto economicamente viável.[pic 1][pic 2]
Ou:
[pic 3]
F representa o fluxo de caixa no t-ésimo período, I é o investimento inicial, K que é o custo do capital e símbolo, somatório, indica que deve ser ser realizada a soma da data 1 até a data n dos fluxos de caixa descontado no período inicial. A regra decisória a ser seguida ao se aplicar o VPL é: empreenda o projecto de investimento de capital se o VPL for positivo.[pic 4][pic 5]
O objetivo de VPL e encontrar projectos ou alternativas de investimento que valham mais para os patrocinadores do que custam – projectos que tenham VPL positivo. Seu calculo reflete as preferencias entre o consumo presente e consumo futuro e a incerteza associada aos fluxos de caixa futuros. O processo por meio do qual os fluxos de caixa são ajustados a esses factores chama-se desconto, e a magnitude desses factores e refletida na taxa de desconto usada ( custo do capital). O processo de desconto converte os fluxos de caixa futuros em valores presentes, pois fluxos de época diferentes não podem ser companhados nem agregados enquanto não forem colocados em uma mesma época.
(Livro) Podemos inferir como regra de decisão para utilização do VPL o seguinte:
Se o VPL > 0, o projecto deve ser aceite.
Se o VPL = 0, é indiferente ou não o projecto, já que não há lucro económico, apenas os capitais foram remunerados e o lucro é somente contabilístico.
Se o VPL < 0, o projecto não deve ser aceite.
Exemplo
Uma empresa estuda a possibilidade de reformar uma maquina. A reforma esta orçada em 200.000,00 e dará uma sobrevida de cinco anos ao equipamento, proporcionado uma diminuição nos custos operacionais da ordem de 75.000,00 ao ano. Considerando um custo de capital de 15% a.a. e usando o método do VPL e da TIR, analisar a viabilidade econômica da reforma do equipamento.
...