Matemática
Por: renatomascarin • 23/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.848 Palavras (16 Páginas) • 215 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO LIMEIRA/SP
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
NOME: RENATO MARCELO MASCARIN
RA. 8986238774
DESAFIO PROFISSIONAL
DIREITOS HUMANOS
DIREITO EMPRESARIAL
MATEMÁTICA FINANCEIRA
TUTOR EaD: PRISCILA CALITA SALOMÃO BARREIRA
LIMEIRA/SP
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. RELATÓRIO REUNIÃO INICIAL 4-5
- PLANEJAMENTO DE INVESTIMENTO – APLICAÇÃO MENSAL 5
- RETORNO FINANCEIRO ALUGUEL 5
- APLICAÇÃO DO VALOR DE INCENTIVO FISCAL 6
- RELATÓRIO FINAL 6-7
- CONCLUSÕES FINAIS 7-8
- REFERÊNCIAS 8
- INTRODUÇÃO
No contexto atual da economia mundial, o planejamento e controle financeiro se constituem em uma ferramenta poderosa dentro da empresa que busca a adaptação ao mercado, em vista da objetivação da minimização dos custos organizacionais.
Sendo assim, as informações são determinantes para o sucesso do processo de planejamento e controle financeiro, e principalmente para instrumentalizar o processo de tomada de decisão, por isso a empresa precisa ter um alicerce de sistema de informação confiável, que assegure aos gestores o conhecimento das variáveis mais expressivas na determinação dos seus resultados.
Dentre os setores que mais precisam de informações e controles estão às indústrias intensivas em recursos naturais, pois produzem muita poluição e forte impacto sobre o meio ambiente.
Aparente os impactos ambientais afetam apenas a região do qual a indústria está instalada, no entanto a influência dos poluentes é bem maior, por isso existe um grande aumento da preocupação mundial em relação aos efeitos causados pela acelerada degradação do meio ambiente.
Assim este tema está cada vez mais forte e parece estar exercendo uma influência cada vez maior sobre a tomada de decisão no âmbito do setor industrial no sentido de investir em soluções que reduzam a degradação, o desperdício e proteja o ambiente.
No entanto a unidade da Companhia “Oleosa de Soja” em São Paulo, a anos não tem investido na evolução em proteção ambiental, causando uma movimentação contraria dos vizinhos a permanência da empresa no bairro. A intervenção da Prefeitura estabeleceu que a empresa devesse mudar de local no prazo de 2 anos, e dentro desse período teria que realizar algumas ações de melhorias.
Como gestores analisaremos alguns fatos financeiros que poderão ajudar na tomada de decisão em relação à viabilidade da mudança da unidade para cidade de Volta Redonda, RJ.
- RELATÓRIO REUNIÃO INICIAL
Às nove horas do dia trinta do mês outubro do ano de dois mil e quinze, tendo por local Sala de Reuniões, da Prefeitura Municipal de São Paulo, sito à Praça Francisco Alves, 50, Centro, São Paulo/SP foi realizada reunião com os moradores da Associação do Bairro Piraporinha, juntamente com os representantes da empresa “ Oleosa da Soja” e os representantes da Prefeitura Municipal, com a finalidade de coletar informações, propostas e idéias relacionadas, aos danos ambientais causados pela empresa e considerar à solicitação dos moradores da saída da empresa do local.
Na oportunidade, foram iniciados os trabalhos pelos técnicos da Prefeitura, que salientaram que o objetivo da reunião seria buscar cooperação e apoio mútuo entre as partes, não deixando de cumprir e aplicar os direitos e as leis de forma contenciosa.
Os representantes da Associação do Bairro Piraporinha, mencionaram que por diversas vezes procuraram a empresa, a fim de expor as dificuldades que a população estava enfrentando: como forte odor, alto índice de ruído e os graves problemas de saúde causados pela poluição ambiental. No entanto por a empresa ter tratado com descaso há tempos a situação, resolveram procurar a Prefeitura e outros órgãos competentes.
Os representantes da empresa “Oleosa da Soja” pediram desculpas pelos transtornos e reconheceram a falta de interesse nas reivindicações iniciais, achando que os problemas não estavam atingindo uma grande parte do bairro, no entanto agora com os laudos do Ministério da Saúde e da Prefeitura concluíram o alto índice de prejuízo a população e ao meio ambiente.
Os técnicos da Prefeitura mencionaram que através de análise, concluíram que atualmente o local do qual está instalado a empresa não é mais apropriado. No entanto, entendendo que a empresa está no bairro desde a década de 80, estipulou um prazo de dois anos para a mudança de local, e que durante esse período a empresa teria que realizar melhorias temporárias para amenizar os problemas ambientais.
Os representantes da empresa aceitaram a proposta imposta pela Prefeitura e assumiram realizar melhorias técnicas e sugeriram se com ações de melhoria os problemas ambientais fosse reduzida ao um baixo índice, a empresa poderia ter um tempo maior para realizar a mudança. Lembraram aos técnicos da Prefeitura e aos moradores, que a continuidade geraria impostos aos cofres públicos e analisaram que a empresa continuaria gerando uma grande quantidade emprego.
Os moradores aceitaram a proposta da empresa, desde que a Prefeitura acompanhasse as ações de melhorias.
...