Matemática financeira
Por: nhenhex • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 854 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
Introdução
* Capital: Capital ou principal é o valor monetário disponível em um momento.
* Juros: É o preço do dinheiro. Ao se tomar certa quantia emprestada por um determinado período de tempo.
* Taxa de juros: É o valor percentual que será aplicado sobre a quantia devida, para a apuração dos juros.
* Período: É o período de tempo da aplicação.
* Montante: Montante ou capital final é a soma do principal com os juros resultantes da operação.
Além destes cinco termos principais, ainda existe o regime de capitalização, que é classificado em capitalização simples e capitalização composta.
* Capitalização simples: somente o valor principal rende juros, ou seja, os juros são calculados aplicando-se a taxa de juros sempre sobre o valor do capital inicial, ao longo de todo o período. Em outras palavras, não é gerado juro sobre juro.
* Capitalização composta: os juros produzidos ao final de um período são integrados ao cálculo do período seguinte, gerando assim juro sobre juro.
É importante frisar que a taxa de juros e o período devem estar na mesma unidade de tempo. Se a taxa de juros for ao mês, por exemplo, o período deverá estar em meses
Relatório 1
Etapa 1 - Passo 1
Conceito: Regime de Capitalização Simples e Composta, utilização HP 12c.
Capitalização Simples: No regime de capitalização simples o juros são cálculos sempre sobre o valor inicial não ocorrendo qualquer alteração da base de calculo durante o período de cálculos dos juros. Na modalidade de juros simples a base de calculo é sempre o VALOR ATUAL ou VALOR PRESENTE (PV) , enquanto na modalidade de desconto bancário a base
de calculo é sempre o valor nominal do titulo (FV). O regime de capitalização simples representa, portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear seguindo uma reta, logo, é indiferente seus juros são pagos periodicamente ou no final do período total, o regime de capitalização simples é realizado em muitos países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo, no entanto, em países com alto índice de inflação o custo financeiro real elevado a exemplo do Brasil, a utilização de capitalização simples só é recomendada para aplicação de curto prazo. A capitalização simples, porem a representa inicio do estudo da matemática financeira, pois todos os estudos são oriundos de capitalização simples.
Capitalização Composta: No regime de capitalização composta, o juros produzidos no período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juntos, formando o chamado ( Juros sobre Juros) . A capitalização composta caracteriza por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica. O intervalo após o qual os juros serão acrescidos ao capital é denominado, período de capitalização; logo se a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de calculo do período seguinte.
É Fundamental, portanto, em regime de capitalização composta se utiliza a chamada taxa equivalente, devendo sempre a taxa esta expressa para o período de capitalização, sendo que o “n” significa o numero de período de capitalização.
A Calculadora HP 12 C é muito útil na resolução de problemas matemáticos e financeiros. Com a calculadora HP 12 c pode-se calcular, por exemplo : Quanto de juros o banco cobrara se pegar um empréstimo de x reais a n meses , bastando colocar as variáveis necessárias.
A função interessante é a tecla STO e RCL, que juntas pode salvar na memória da calculadora qualquer numero, podendo assim salvar até 20 registros e chamá-los em uma operação , por exemplo: suponha que queira salva o numero (50), basta digitar 50 apertar a tecla STO, aperta o 1 “ memória, e pronto. Agora para chamá-lo em uma operação qualquer , deve-se aperta RCL e o numero da memória que o mesmo esta armazenado, no caso 1. Esta são apenas uma dentre varias outras funções
...