Noções de Auditoria
Por: cintia12345 • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 538 Palavras (3 Páginas) • 574 Visualizações
- Qual a estrutura normativa da auditoria? Explique.
A estrutura normativa da auditoria divide-se 3 partes:
Normas gerais ou relativas a pessoa do auditor: a auditoria deve ser feito por pessoa que tenha adequado treinamento técnico e reconhecida habilitação como auditor. Deve ser independente nos assuntos de seu trabalho e aplicar o máximo de zelo e cuidade na execução da auditoria e preparação do relatório.
Normas relativas à execução do trabalho: o trabalho deve ser planejado e os assistente supervisionados. Deve-se avaliar os controles internos da empresa, como base para determinar a confiança que neles possa ser depositada, para definir a natureza, a extensão e a época dos procedimentos de auditoria.
Normas relativas ao parecer: o parecer deve declarar se o exame foi fetuado de acordo com as normas de auditoria aceitas e se as demonstrações contábeis examinadas estão de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade. O parecer deve expressar a opinião do auditor sobre as demonstrações contábeis e quando não puder expressar opinião sem ressalvas sobre todos os elementos, deve declara as razões para isso.
- Como se classificam as normas brasileiras de contabilidade?
As normas brasileiras de contabilidade classificam-se em profissionais ou técnicas. São profissionais quando estabelecem regras de exercício profissional (NBC-PG – geral; NBC – PA – do auditor independente; NBC-PI– do auditor interno; NBC – PP – do perito)e são normas técnicas quando estabelecem conceitos doutrinários, regras e procedimentos aplicados de contabilidade (NBC – TS – societária; NBS-TSP – do setor público; NBC-TE – específica; NBC-TA – de auditoria independente de informação contábil histórica; NBC-TR – de revisão de informação contábil histórica; NBC-TO – de asseguração de informação não histórica; NBS-TSC – de serviço correlato; NBC-TI – de auditoria interna; NBC TP – de perícia).
- Quais as condições necessárias para cumprir a NBC-P-1 – Normas Profissionais do Auditor Independente?
As condições necessárias indicam que o auditor deve ser contador, registrado no Conselho Regional de Contabilidade do seu domicílio profissional, submeter-se ou ter se submetido a exame de competência profissional, além de possuir, ele e sua equipe, um conjunto de conhecimentos para o exercício da auditoria independente. É necessário que o auditor e sua equipe se submetam a um contínuo programa de treinamento e atualização, conforme prevê a NBC-P-4 e NBC-P-5.
- Como ocorre a ascensão profissional em uma empresa de auditoria?
A ascensão é gradativa por envolver uma grande quantidade de conhecimentos, habilidades e responsabilidades. O jovem trainee pderá vir a integrar os quadros da sociedade, em média, após um período de 15 anos. O ingresso ocorre por meio de recrutamento de estudantes de ciências contábeis, administrativas, econômicas, jurídicas e tecnologia da informação em instituição de ensino superior conceituadas. Apesar de ser restrito a contador, as empresas recrutam potenciais jovens em outros cursos, que, caso se destaquem, deverão obter a formação em ciências contábeis.
...