Normas internacionais de contabilidade
Por: drielensilva • 23/4/2016 • Trabalho acadêmico • 10.694 Palavras (43 Páginas) • 576 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSOS: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Trabalho Integrado de CIENCIAS CONTABEIS
Normas Internacionais de Contabilidade
SÃO PAULO
2015
Soelio Maciel da Silva RA: A75GGA-2
Laydiane de Oliveira Guarda RA: B270HB-4
Adriel Barbosa dos Santos RA: B5361H-6
Humberto Reinaldo Porto Junior RA: B54FDG-0
José Andrade de Barros Júnior RA: B53DAI-9
Juliana Quintino de Oliveira RA: B43GCF-3
Rodrigo Soares de Araujo RA: B5408G-6
Normas Internacionais de Contabilidade
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho
apresentado como exigência para a avaliação
do segundo trimestre, em disciplinas do 8º semestre,
do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista,
sob orientação dos professores do semestre.
.
SÃO PAULO
2015
Agradecimentos
Agradecemos à nossa orientadora e professora Camilla Cruz, que nos auxiliou durante a elaboração trabalho, sempre tirando todas as dúvidas necessárias e mostrando o caminho a ser seguido. E também a todos nossos amigos e familiares que sempre nos ajudaram quando mais precisamos.
Sumário
Introdução6
- Desenvolvimento9
- Compra de mercadoria no inicio e no final do período a vista e a prazo9
- Compra a vista no inicio do período9
- Compra a prazo no inicio do período13
- Compra a vista no final do período18
- Compra a prazo no final do período22
- Venda de mercadoria no inicio e no final do período a vista e a prazo26
- Venda a vista no inicio do período26
- Venda a prazo no inicio do período28
- Venda a vista no final do período31
- Venda a prazo no final do período34
- Compra e Venda de imobilizado35
- Aumento de capital38
- Obtenção e pagamento de empréstimo em moeda estrangeira39
- Contabilização e pagamento de despesas41
- Calculo de depreciação41
- Recebimento de clientes nacionais42
- Apropriação de juros do exercício anterior42
- Pagamento de empréstimos do exercício anterior43
- Equivalência patrimonial43
- Pagamento de fornecedores do exercício anterior43
- Pagamento de dividendos e IRPJ e CSLL43
- Provisão de IRPJ e CSLL 201444
- Reversão de provisão de contingencia 201344
- Distribuição de lucros 201444
- Demonstrações contabeis45
- Balanços patrimoniais45
- Demonstrações de resultados48
- Demonstração de mutação do patrimônio liquido52
- Demonstração dos fluxos de caixa54
- Fundamentação teórica58
Conclusão67
Referencias bibliográficas69
Introdução
O trabalho realizado demonstra um contexto teórico sobre as normas internacionais de contabilidade. Visa fazer uma comparação entre as normas contábeis brasileiras, internacionais e norte-americanas, no que diz respeito à conversão das demonstrações contábeis em moeda estrangeira.
Por conta das mudanças no cenário mundial, o incentivo à entrada de capitais e de investimentos estrangeiros nos países, como a intenção de empresas nacionais buscarem novos negócios fora, à adoção ás normas interacionais se tornou algo de extrema importância.
A contabilidade internacional surgiu para tornar mais homogênea as informações contidas em relatórios contábeis do mercado global. Ela é estruturada a partir nas normas contábeis que vigoram em cada país. O intuito é que elas sempre sigam os princípios contábeis básicos.
No decorrer do trabalho, são demonstrados exemplos de conversão das demonstrações contábeis em moeda estrangeira, através dos métodos, corrente, monetário e não monetário.
Em relação ao pronunciamento técnico CPC 02, a finalidade é determinar como incluir transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil, registrar as variações cambiais dos ativos e passivos em moeda estrangeira e como converter as demonstrações contábeis de uma entidade de uma moeda para outra. Este, deve ser adotado na contabilização de transações e saldos em moedas estrangeiras, conversão de resultados e dos balanços patrimoniais das entidades no exterior para fins de consolidação e na conversão do resultado e balanço patrimonial de uma para outra moeda na apresentação de suas demonstrações.
As filiais, agências, sucursais ou dependências e mesmo uma controlada no exterior não se caracterizando como entidades independentes mantidas por investidoras brasileiras no exterior, por não terem características como: não possuírem operações próprias, utilizarem a moeda da investidora como sua moeda funcional e operarem, na essência, como extensão das atividades da investidora, devem ter, para fins de apresentação, seus ativos, passivos e resultados integrados as demonstrações contábeis da matriz no Brasil. Adverso a estas características deveram reconhecer os resultados apurados nas filiais, pela aplicação do método de equivalência patrimonial.
No que diz respeito SFAS 52, ele regulamenta os padrões a serem seguidos pelas empresas estrangeiras que desejam converter suas demonstrações contábeis para os padrões norte-americanos, determinando dois métodos de conversão, a saber, método da taxa corrente (Translation) o primeiro, método monetários/não monetário (Remeasuremente). A determinação do método para aplicação em uma entidade, baseia-se através da estabilidade econômica do país em esta está situada, onde a inflação acumulada dos últimos três anos seja inferior a 100% e que tenha suas operações principais denominadas na moeda local, no momento da conversão, devem utilizar o método de conversão Translation. Por outro lado, quando o cenário econômico é instável, onde o somatório da inflação dos últimos três anos corresponda a mais de 100% ou que tenham sua moeda funcional denominada em outra moeda, que não a moeda local do país, devem utilizar a metodologia Remeasurement. No momento da conversão, para as entidades que se enquadrarem no método Remeasurement, deverá ser utilizada a taxa de venda do dólar no encerramento do exercício, para itens monetários, porém os itens não monetários deve-se utilizar a taxa de câmbio do dia da operação, ou seja, a taxa histórica. Quando se tratar do método Translation, deveram basear-se na taxa de venda no encerramento do exercício para a monetário e não monetários.
...