Novos Paradigmas em Gestão de Recursos Humanos
Por: rafaelcamilab • 8/9/2016 • Trabalho acadêmico • 5.251 Palavras (22 Páginas) • 456 Visualizações
FACULDADES COC
FACULDADE INTERATIVA COC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Gestão de Pessoas:
Novos Paradigmas em Gestão de Recursos Humanos
Gilberto Donizeti Lourenco Junior
São Joaquim da Barra
2013
Gilberto Donizeti Lourenco Junior
Gestão de Pessoas:
Novos Paradigmas em Gestão de Recursos Humanos
Relatório de Estágio Supervisionado I, apresentado à Faculdade Interativa COC, no curso de Administração, como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel em Administração.
.
São Joaquim da Barra
2013
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 4
2 - HISTÓRICO DA EMPRESA 5
3 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DA EMPRESA 9
4 – POLÍTICA E FILOSOFIA EMPRESARIAL ADOTADA 12
5 – DESCRIÇÃO DO SETOR RELATIVO AO ESTÁGIO 14
6 - CONCLUSÃO ....................................................................................................................22
7 – REFERÊNCIA _ 23
1 - INTRODUÇÃO
Este Relatório de Estágio Supervisionado trata das oportunidades e desafios enfrentados no período estagiado na Empresa Usina Alta Mogiana Açúcar e Álcool, no setor de Recursos Humanos. O trabalho foi estruturado no Setor de Treinamento, focalizando a especialização dos colaboradores da empresa, com instrutores internos e externos.
Este setor tem como principal objetivo, coordenar o maior patrimônio da empresa, os recursos humanos, buscando conquistar e manter as pessoas na organização, criando um ambiente favorável para que os colaboradores possam desenvolver suas atividades da melhor forma possível, com segurança, motivação e satisfação para realizar os objetivos da organização.
O objetivo do Relatório é indicar as responsabilidades do setor que consistem no planejamento, organização, desenvolvimento, coordenação e controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organização constitui o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho. O ARTH busca conquistar e manter as pessoas na organização, trabalhando e dando o máximo de si, com atitude positiva e favorável. Representa todas aquelas coisas não só grandiosas que provocam euforia e entusiasmo, como também aquelas pequenas e numerosas coisas que frustram e impacientam ou que alegram e satisfazem, mas que levam as pessoas a desejar permanecer na organização.
Portanto o ARTH trata-se de um setor de extrema importância dentro da empresa, é considerado o pulmão da organização, pois só com uma boa administração dos talentos humanos a empresa pode almejar o crescimento e perpetuação dentro do mercado.
O estágio foi realizado no período de 12/08/2013 à 30/09/2013, com uma carga horária de 6 horas diárias.
2 - HISTÓRICO DA EMPRESA
Fundada em 16 de outubro de 1983, no município de São Joaquim da Barra, a
Destilaria Alta Mogiana nasceu com o intuito de produzir exclusivamente álcool hidratado carburante, na época do Proálcool.
Em 1985 realizou a sua primeira safra e assim começou a se solidificar como uma empresa empreendedora e geradora de empregos na comunidade.
Em 1994, passou a produzir açúcar e a oferecer mais este produto ao mercado, representando hoje quase 70% de sua produção. Dessa forma, a Destilaria tornou-se Usina Alta Mogiana que está sempre atenta à qualidade de seus produtos, estabeleceu novas diretrizes e resolveu aceitar um novo desafio: a certificação ISO 9001:2000. Foi um trabalho que exigiu união e determinação, de todos os colaboradores. Certamente os obstáculos não seriam suficientes para uma empresa que vinha crescendo e trabalhando a todo vapor, e em novembro de 1999 foi certificada com o selo ISO 9002, o que gerou um grande diferencial perante as outras indústrias alimentícias da região.
No ano de 2002, a empresa passou a gerar energia elétrica suficiente ao processo industrial e o excedente para comercialização, de forma a agregar à empresa e à sociedade uma valiosa contribuição, pois se trata de uma energia não poluente. Nesse mesmo ano também iniciou o projeto de Adequação Ambiental, demonstrando o interesse da empresa em conservar os recursos naturais da região e a preocupação com o bem-estar de colaboradores, parceiros e da população.
Em 2003, teve indicação para a Certificação OHSAS 18001 que é um marco importante à medida que a Usina Alta Mogiana evidencia sua preocupação com a saúde física e mental de cada colaborador. Nesse sentido, não se pode deixar de valorizar a educação prevencionista, o que sempre demonstrou ser o melhor remédio.
No ano de 2004, a empresa foi indicada à Certificação do HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point), sistema que se constitui na ferramenta mais eficaz para garantir a produção de alimentos seguros à saúde dos consumidores. No Brasil, o sistema passou a ser denominado oficialmente de SISTEMA APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), fazendo já parte de diversos documentos oficiais que tratam dos aspectos ligados à Legislação e à Vigilância Sanitária de Alimentos. O sistema simplifica as ações de segurança dos alimentos, indicando poucas operações criticas e chaves do processo, oferecendo formas eficientes para controlá-las e monitorá-las.
Em 2006, foi indicada à Certificação ISO 22000:2005 (Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos), que visa assegurar que os alimentos estejam seguros para o consumo final.
Em 2007, a empresa inicia a Participação no Programa Adolescente Aprendiz, investindo constantemente em treinamentos para incentivar o crescimento individual e profissional.
Em 2008, é formado o Comitê Ambiental. A empresa investe numa ação tecnologicamente correta, promovendo projetos de adequação ambiental para áreas de preservação degradadas e incentivando o aprendizado da consciência ambiental.
...