TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Alto Preço do Ouro, uma Prova da Depreciação das Notas de Banco

Por:   •  13/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.516 Palavras (15 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

       UNIVERSIDADE PONTIFÍCIA CATÓLICA DE SÃO PAULO

      GRADUAÇÃO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONOMICAS

HENRIQUE LACERDA RICCI RA 00333826

LUCAS CARDOSO MARCOS RA 00333505

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DO DAVID RICARDO

   

SÃO PAULO

2023

Sumário

1.        Introdução        3

2.        Biografia de David Ricardo        4

3.        Contexto Histórico        5

4.        Círculo Social e Quem Influenciou David Ricardo        6

5.        Teorias e Ideais        6

5.1 - Teoria do Valor-Trabalho        7

5.2 - Teoria da Vantagem Comparativa        7

5.3 - Teoria da Renda da Terra        7

6.        Principais Obras        8

6.1 - O Alto Preço do Ouro, uma Prova da Depreciação das Notas de Banco        8

6.2 - Ensaio Sobre a Influência de um Baixo Preço do Cereal Sobre os Lucros do Capital        9

6.3 - Princípios da Economia Política e Tributação        9

7.        Críticas, debates e tensões do personagem        10

8.        Legado        11

9.        Conclusão        13

10.        Referências Bibliográficas        14

  1. Introdução

David Ricardo foi um teórico econômico inglês e banqueiro, foi uma das mentes mais importantes para a difusão da economia capitalista, época hoje conhecida como clássica da economia e um dos principais pensadores sobre a ciência econômica de todos os tempos.

Mesmo não tendo uma instrução formal sobre economia ou assuntos relacionados conseguiu escrever e com grandeza um dos livros mais importantes para a histórica do estudo das ciências econômicas chamado “Princípios da Economia Política e Tributação" em 1823 em sua primeira edição definitiva. Em sua obra, que foi um marco para o estudo da área, ele trouxe teorias sobre o valor trabalho, sobre a distribuição social de renda ou como é usado, a distribuição da riqueza na sociedade, a importância do comercio internacional na economia capitalista e Ricardo também faz uma teorização sobre o valor, onde ele analisa de uma maneira mais abstrata a questão.

Juntamente a Adam Smith foi um dos principais teóricos do seu tempo, onde procurou resolver problemas sociais existentes na época através da economia política, e com isso até influenciando gerações futuras com seus pensamentos.


  1. Biografia de David Ricardo

David Ricardo nasceu na Inglaterra, na cidade de Londres no dia 18 de abril de 1772. Seu pai era um judeu holandês que havia acumulado uma fortuna na bolsa de valores. Desde os 14 anos, Ricardo mostrava grande habilidade nos negócios e aprendia conceitos básicos de finanças com seu pai. Aos 21 anos, ele se desentendeu religiosamente com sua família e se converteu ao protestantismo unitarista, casando-se com um membro da seita quacre, uma denominação protestante inglesa.

Ricardo continuou a se envolver na bolsa de valores e logo acumulou sua própria fortuna. No entanto, seu interesse começou a se voltar para a ciência e a literatura, especialmente para a física, matemática e geologia. Em 1799, ao ler o livro "A Riqueza das Nações" de Adam Smith, ele se interessou pela economia. Em seguida, escreveu "O Alto Preço do Ouro, uma Prova de Depreciação das Notas de Banco", teoria que foi aceita pela Câmara dos Comuns, o que lhe rendeu grande prestígio.

No ano de 1814, Ricardo se aposentou de suas atividades profissionais e se refugiou em uma propriedade afastada da cidade em Gloucestershire. Foi nesse período que ele escreveu "Ensaio sobre a Influência de um Baixo Preço dos Cereais Sobre os Lucros do Capital" em 1815.

Em 1817, Ricardo publicou "Princípios de Economia Política e Tributação", onde analisava as leis que determinam a distribuição de todos os produtos produzidos pelas três classes da sociedade: proprietários de terras, trabalhadores e proprietários de capital. Sua teoria da distribuição concluía que os lucros são inversamente proporcionais aos salários e que os salários aumentam e diminuem de acordo com a demanda e o custo.

David Ricardo é conhecido por suas teorias econômicas, sendo as mais proeminentes a "Teoria da Vantagem Comparativa", que estabelece a base importante da teoria do comércio internacional, e a "Teoria da Renda da Terra", onde ele relaciona os preços dos grãos com a distribuição de renda, crescimento populacional, preços de aluguel de terras, vantagens recíprocas do comércio internacional e salários e meios de subsistência dos trabalhadores.

Em 1819, Ricardo entrou para o Parlamento, onde criticou o governo britânico pela emissão excessiva de papel-moeda e suas consequências na desvalorização da moeda. Sua popularidade como economista fez com que suas teorias de livre comércio fossem respeitadas, embora nem sempre fossem totalmente aceitas pelo público em geral.

David Ricardo faleceu em 11 de setembro de 1823, em Gatcombe Park, Gloucestershire, Inglaterra.

  1. Contexto Histórico

O contexto histórico em que David Ricardo viveu foi marcado por mudanças significativas nas esferas política, econômica e social. Ricardo nasceu em 1772, no período que precedeu a Revolução Industrial na Inglaterra. Durante sua vida, ele testemunhou e participou ativamente das transformações que ocorreram nessa época.

No final do século XVIII e início do século XIX, a Inglaterra passava por um processo de transição do feudalismo para o capitalismo industrial. A Revolução Industrial, impulsionada por avanços tecnológicos e pela expansão do comércio, trouxe consigo a mecanização da produção, o surgimento das fábricas e o crescimento das cidades. Esse período foi caracterizado pela rápida urbanização, pelo aumento da população e pela intensificação das relações capitalistas de produção.

Nesse contexto, David Ricardo emergiu como um importante economista e teórico político. Suas obras foram influenciadas por esse cenário de mudanças e desafios econômicos. Ele procurou entender e explicar as questões relacionadas à distribuição de renda, aos salários, aos lucros, ao comércio internacional e aos efeitos do sistema monetário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (553.6 Kb)   docx (418 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com