O Capital Social
Por: Neumontenegro • 6/3/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 712 Palavras (3 Páginas) • 185 Visualizações
[pic 1]
Curso: Ciências Contábeis
Helen Francine Santos Oliveira
Kátia Cabral
Thercia Barros Cardoso
Vanessa dos Santos Montenegro
Titulo: O Capital Social.
Salvador/BA
11/10/2012
Helen Francine Santos Oliveira
Kátia Cabral
Thercia Barros Cardoso
Vanessa dos Santos Montenegro
Titulo: O Capital Social.
Trabalho solicitado pela
Professora: Altamira Amaral
Da Disciplina: Direito Empresarial.
Do curso de Ciências Contábeis.
Como forma de Avaliação da I unidade
Salvador/BA
11/10/2012
O CAPITAL SOCIAL
Segundo Stephen Kanitz, administrador de Harvard, o capital social foi uma inovação ocorrida no século xv e que serviu de uma enorme influência para o progresso social. O seu conceito foi dado pelo Frei Luca Paccioli, o criador da contabilidade e ainda utilizado nos dias atuais em todos os contratos sociais e balanços nas grandes empresas.
Antes dessa inovação o comerciante agia da seguinte forma: no caso de não conseguir pagar suas dívidas, ou seja, dívidas da empresa, seus bens pessoais eram usados como forma de pagamento. Em outro caso, este comerciante ou produtor achava que deveria produzir para si e não para os outros, agindo de forma egoísta.
Porém, Stephen nos informa que o capital social criou a empresa com responsabilidade limitada, ou seja, as responsabilidades dos sócios se restringem ao capital social e não abrangeria a totalidade dos bens pessoais, no caso de dívidas da empresa. Portanto, os comerciantes começaram a pensar de forma diferente e abriram a partir daí empresas que também produziam para os outros, diminuindo o desemprego, gerando vários empregos e ajudando no desenvolvimento social de vários países, deixando de fora os países da America latina que ainda não entendem o que é capital social.
O autor define capital social como sendo o capital empregado pelos sócios na abertura de uma empresa para garantir no inicio que sejam pagos os salários de fornecedores e funcionários ate esta empresa gerar renda. Em contrapartida o capital social é uma dívida que não pode ser cobrada pelos sócios na existência da empresa, só no caso de extinção, mas se for empresa rentável, não vai fechar e conclui-se que o dinheiro não vai voltar para seus verdadeiros donos.
Atualmente há muitas famílias que investem suas poupanças em ações de empresas como Natura, Uol e outras mais e que tem que torcerem para que elas se mantenham rentáveis e estejam no mercado de trabalho, para que suas ações continuem a serem vendidas e não fiquem sem poder reaver esse dinheiro um dia e nem fiquem sem rendas.
...