O Ciclo da Gestão Em Contabilidade
Por: carolinesilva25 • 8/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.461 Palavras (6 Páginas) • 330 Visualizações
FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE - FASNE
CAROLINE SILVA DE OLIVEIRA
CICLOS DE GESTÃO
RECIFE – PE, 2015
CAROLINE SILVA DE OLIVEIRA
CICLOS DE GESTÃO
Trabalho da Faculdade Salesiana do Nordeste, referente à disciplina de controladoria, ministrada pelo Professor Leandro Lourenço de Leon.
RECIFE – PE, 2015
Sumário
Introdução 1
Ciclo econômico 2
Ciclo operacional 2
Ciclo financeiro 3
Objetivos 6
Referencial teórico 7
Conclusão 8
Referências Bibliográficas 9
Introdução
Os ciclos de gestão são fundamentais para a empresa conhecer os prazos de giro de estoque, prazo médio de recebimento de duplicatas e custo fixo. Viabilizando prazo para pagamento de fornecedor gerando maior controle na execução, desempenho conforme cada etapa dos ciclos que são econômico, operacional e financeiro. Diante deste quadro de informações o gestor terá uma maior oportunidade de controle gerencial proporcionando uma maior possibilidade de efetuar grandes negócios.
Ciclo econômico
É a representação de um período em que a mercadoria permanece na empresa que vai da compra até a venda, porém se a empresa trabalha com venda á vista o ciclo operacional tem o mesmo valor que o econômico. Em cada momento do processo do ciclo econômico é preciso a mensuração de cada evento.
Segundo Padoveze, (2004) a mensuração contábil dos ciclos econômicos e financeiro da empresa é feita através dos demonstrativos contábeis do Balanço Patrimonial e da demonstração de resultados, transformando os dados dos elementos do giro inter-relacionados em indicadores de atividades ou prazos médios, indicados em dias ou em número de giro.
A demonstração contábil é de extrema importância para a administração dos negócios, pois através dela é possível mensurar o tempo que as atividades da empresa são desenvolvidas, como também desenvolvendo um canal com o usuário.
Considere um exemplo: uma empresa onde as mercadorias permaneçam 42 dias em estoque, com uma média de recebimento de clientes igual a 60 dias sendo o pagamento a fornecedores em 30 dias. Teremos os seguintes valores para o cálculo dos ciclos como exemplo:
Prazo Médio de Estocagem (PME) = 42 dias
Prazo Médio de Contas a Receber (PMCR) = 60 dias
Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF) = 30 dias
Conforme o exemplo acima, com base no ciclo econômico:
Fórmula:
Ciclo Econômico = Prazo Médio de Estocagem (PME)
Exemplo:
Ciclo Econômico = 42 dias
Ciclo operacional
Ciclo operacional é o período de tempo desde a compra de matéria-prima para a indústria ou de mercadorias para serem revendidas, até o recebimento do dinheiro relativo à venda dos produtos fabricados ou revendidos. É iniciado na compra da mercadoria e terminado no recebimento da venda. Mostrando-se uma ferramenta muito importante para o gestor que com o devido acompanhamento pode garantir um capital giro necessário para dar continuidade nas operações da empresa.
Segundo com Gitman (2004), o ciclo operacional, constitui-se de todas as fases operacionais da empresa, tendo por início o momento do recebimento dos materiais a serem utilizados no processo produtivo, encerrando-se com a cobrança das vendas realizadas. Assim, o ciclo operacional abrange todas as fases operacionais presentes no processo empresarial de produção-venda-recebimento, quais sejam: Prazo médio de estocagem de matérias primas PME, o prazo médio de cobrança PMC, o prazo médio de fabricação (PMF); o prazo médio de venda PMV e o prazo médio de pagamento (PMPF). É evidente que, dependendo das características operacionais da empresa, uma ou mais dessas fases podem não existir.
O gestor com a finalidade de alcançar bons resultados deve observar o processo de gestão de cada atividade, que inclui o planejamento, a execução e o controle.
Diante do exemplo mencionado, de acordo com o ciclo operacional:
Fórmula:
Ciclo Operacional = Ciclo Econômico + Prazo Médio de Contas a Receber (PMCR)
Exemplo:
Ciclo Operacional = 42 dias + 60 dias
Ciclo Operacional = 102 dias
Ciclo financeiro
Tem início no pagamento da mercadoria aos fornecedores e termina no recebimento relativo à venda ao cliente considerando-se o ciclo de caixa. O ciclo financeiro difere do econômico, pois momento de pagamento e recebimentos é alongado, além do mais são oferecidas condições normais de credito, pois as pessoas jurídicas precisam de maior tempo após o recebimento do produto ou serviço para conseguir fazer o pagamento. Demonstrando que quanto maior o poder de negociação da empresa menor será o ciclo financeiro.
O crédito do imposto sobre as compras é uma parte do ciclo financeiro, porém seu pagamento é realizado pelo fornecedor e este recolhe os impostos aos órgãos governamentais, depois de contabilizados e serão deduzidos dos impostos sobre a venda,
...