O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião
Por: natygomes • 7/11/2015 • Trabalho acadêmico • 481 Palavras (2 Páginas) • 318 Visualizações
O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião
O Copom
O Copom (Comitê de Politica Monetária) é um órgão que foi criado para estabelecer diretrizes políticas, sua criação teve como objetivo principal a transparência em processos para tomada de decisão, pois facilita a comunicação com o publico geral.
O Copom realiza uma reunião a cada 45 dias para discutir assuntos relacionados à política monetária do país, tratar definições e metas para TAXA SELIC e a atual Inflação do país, como também realiza analises da economia do país e do mundo e para então propor mudanças. As reuniões são realizadas em dois dias, sendo a primeira sessão nas terças feiras onde é feita as apresentações técnicas de conjuntura e a segunda nas quartas feiras para decisões das diretrizes politicas monetárias.
No primeiro dia de reunião é realizada uma apresentação das análises feitas sobre a inflação, os níveis de atividades, finanças públicas, balanço de pagamentos, evolução dos agregados, economia internacional, reservas internacionais, mercado monetário, mercado de câmbio e quais as expectativas para as variáveis macroeconômicas.
Já no segundo dia de reunião são apresentadas alternativas para as taxas de juros a curto prazo com recomendações que acercam a politica monetária, logo apresentam propostas ao levantamentos realizados para assim em seguida ser feita a votação das propostas buscando sempre o consenso.
Obtendo os resultados da decisão final é feita a divulgação á imprensa e na semana seguinte são divulgadas as atas em português que serão publicadas na pagina do Banco Central.
A última Ata
Na data de 1 e 2 de setembro de 2015 foi realizada a 193ª reunião do Copom, essa reunião tratou-se de assuntos como a evolução e as perspectiva para o mercado econômico brasileiro e internacional, tendo como objetivo atingir as metas que são fixadas pelo governo através da inflação. Nessa reunião o Copom optou em manter a taxa Selic em 14,25%, já que a taxa vem subindo consecutivamente durante 7 vezes esse ano, o comitê divulgou que a manutenção do patamar da taxa básica de juros é necessária para que haja uma convergência da inflação para atingir a meta para o ano de 2016.
Opinião
A taxa Selic hoje tem um dos maiores índices da sua história, o copom entende que a taxa atual de 14,25% deve ser mantida para assim buscar avanços para o ano de 2016. O Banco Central tem como projeção a redução da inflação para o ano de 2016, mas temos que levar em conta o dólar que vem aumentando a cada dia e isso pode afetar as projeções para o próximo ano.
O comitê não vê a alta do dólar como um inimigo no nosso cenário atual e sim que isso é passageiro, mesmo que com a alta do dólar as projeções mudem de cenário.
Referências Bibliográficas
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Atas do Copom. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/?ATACOPOM >. Acesso em: 20
...