O EMPREENDEDORISMO
Por: taisbg • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.399 Palavras (6 Páginas) • 180 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1][pic 2]
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINAS EMPRENDEDORISMO E
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TAIS BARBOSA GONÇALVES- RA 2800822605
IDENTIFICANDO PROBLEMAS E PROPONDO SOLUÇÕES PARA OS NEGÓCIOS DO RESTAURANTE SMAK
PROFESSORA TUTORA: ANÁLIA JUBANSKI
SANTO ÂNGELO
2015
TAIS BARBOSA GONÇALVES- RA 2800822605
IDENTIFICANDO PROBLEMAS E PROPONDO SOLUÇÕES PARA OS NEGÓCIOS DO RESTAURANTE SMAK
Trabalho apresentado ao curso de Ciências Contábeis, Universidade Anhanguera – UNIDERP, Disciplinas Empreendedorismo e Comportamento Organizacional.
Professor Tutor à Distância: Anália Jubanski
Santo Ângelo
2015
SUMÁRIO[pic 3]
INTRODUÇÃO 4
1. SITUAÇÃO ATUAL 5
2. PROBLEMAS IDENTIFICADOS 6
2.1. FILOSOFIA DA EMPRESA 6
2.2. GESTÃO E ATENDIMENTO 6
2.2.1 GESTÃO 6
2.2.2 ATENDIMENTO 7
2.3. ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL 7
3.0 SOLUÇÕES EMPREENDEDORAS 8
3.1. GESTÃO FINANCEIRA E RECURSOS HUMANOS 8
3.2. MARKETING, PUBLICIDADE E PROPAGANDA 8
3.3. ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
Introdução
Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem.
Maquiavel
O desafio é baseado nas disciplinas do primeiro semestre de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional. Nele vamos encontrar o caso do restaurante Smak que passa por sérias dificuldades e encontraremos soluções para os problemas desse estabelecimento comercial. Onde exercitaremos o aprendizado recebido nas referidas matérias.
O empreendedorismo é o aprendizado, que impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, busca a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades de um projeto de vida ideal. No caso do restaurante esse projeto idealizado pela família, requer uma nova abordagem, para que a empresa não sofra um fracasso e por consequência a falência.
Utilizando a ferramenta SWOT analisou-se os aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante para auxilia-lo em sua inovação.
Segundo Drucher (1987), um produto ou serviço só pode ser considerado uma inovação quando é introduzido com sucesso no mercado. E através de uma boa análise, pesquisa e planejamento que se atingirão esses resultados positivos, que serão demonstrados neste trabalho.
1.0. SITUAÇÃO ATUAL
Embora o restaurante da família Partala tenha uma excelente localização e tradição em comidas típicas polonesas, é o restaurante menos frequentado tanto por turistas quanto pelos habitantes locais. Os outros restaurantes da cidade servem comidas a quilo, churrasco e lanches prontos. A fachada do restaurante ostenta seu nome, Smak, entalhado em madeira, com arquitetura típica polonesa, mesas rústicas de cedro, cardápios escritos à mão em língua polonesa e interiormente decorado com as cores branco e vermelho, compondo a identidade do restaurante.
Já no final de semana, com o aumento de clientes, dona Irena tem que se desdobrar entre as atividades da cozinha, do caixa e da limpeza das mesas.
Com o falecimento do seu esposo, que outrora assumia a cozinha e a gestão do local, ficou inviável suprir suas tarefas, deixando sua administração a desejar.
2.0 PROBLEMAS IDENTIFICADOS
Através de uma análise do estabelecimento obteve-se, baseado nas medidas de atuação empreendedora, uma série de situações que interferem no sucesso da empresa. Segundo Carlos Hilsdorf, as dificuldades e obstáculos são matéria-prima para o verdadeiro empreendedor. No que tange esse desafio verificou-se os seguintes problemas:
2.1. Filosofia da Empresa
Verificou-se que se tratando de um estabelecimento voltado para administração familiar, não há uma especificação de uma filosofia de trabalho. Trabalha-se na intensão de ter um ambiente de cultura polonesa, mas não há a apropriação deste tema. O improviso na ação cotidiana demonstra a heterogeneidade de pensamentos e ações.
2.2 Gestão e atendimento
Devido o agravamento da situação familiar, com a perda de seu marido, que acumulava as funções de gerenciamento e cozinha do estabelecimento, a Sra. Irena teve que lidar com problemas especialmente nas áreas de gestão e atendimento.
2.2.1 Gestão
- Gerenciamento familiar, sem especialização em administração.
- Seu garçom, Lorival, sem experiência, com problemas de saúde e vinculo de amizade com a proprietária.
- O cozinheiro não tem autonomia para a criação do cardápio.
- O restaurante menos frequentado tanto por turistas quanto pelos habitantes locais.
- Pratos não variados optando pela tradição em comidas típicas polonesas.
- O aumento da concorrência prejudicou a situação financeira do restaurante.
- Irena realiza com dificuldade as atividades de compras, cotação e pagamentos, não tendo apoio profissional na área financeira.
2.2.2 Atendimento
- Defasagem de funcionários
- Garçom sem experiência e debilitado em sua saúde
- Cardápios escritos à mão em língua polonesa dificultam o entendimento do seu conteúdo.
- Os outros restaurantes da cidade atendem a clientela local, servindo comidas a quilo, churrasco e lanches prontos.
2.3. Organização Estrutural
A fachada do restaurante ostenta seu nome, Smak, entalhado em madeira, com arquitetura típica polonesa, mesas rústicas de cedro, e interiormente decorado com as cores branco e vermelho, compondo a identidade do restaurante.
3.0 SOLUÇÕES EMPREEDEDORAS
Tudo o que for feito para causar uma boa impressão acarretará em uma avaliação positiva e aumentará as chances de retorno e fidelização do seu cliente. Portanto com o objetivo de melhorar o funcionamento do estabelecimento comercial e, visando atuar na amplitude dos problemas verificados, dividiram-se as atuações em três frentes.
...