O EMPREENDEDORISMO
Por: kinislockk • 10/6/2015 • Projeto de pesquisa • 300 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
EMPREENDEDORISMO
No capítulo Empreendedorismo, Morales com base na concepção de diversos autores, apresenta o conceito, o que é ser empreendedor, os tipos e escolas de empreendedorismo. Em relação ao conceito coloca que atualmente o empreendedorismo é visto como um ramo da administração de empresas e, no Primeiro Mundo, as escolas de administração costumam ter um setor, grupo ou área de pesquisa em empreendedorismo.
O empreendedorismo não é uma questão nova no mercado e isso possibilita a existência de muitas definições. O empreendedor cria novos negócios, além de ter condições e capacidade de inovar dentro de empresas já constituídas. E para melhor explicar o que é ser empreendedor, cita Kent (1990) que afirma se tratar de um animal um tanto grande e importante, caçado por muitos indivíduos utilizando-se
de vários tipos de engenhocas e armadilhas.
Quanto aos tipos, apresenta 11 categorias: Autônomos, Formadores de equipes, Inovadores independentes, Multiplicadores de padrão, Exploradores de economia de escala, Agregadores de capital, Aquisidores, Especialistas de compra e venda; Formadores de conglomerados, Especuladores, Manipuladores de valor aparente. Cada tipo possui características específicas e distintas.
Há autores que entende o empreendedorismo como o equilíbrio criado a partir de uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência. Mas é Dolabela (1999) explica a importância do empreendedorismo ao destacar que pesquisas indicam que o empreendedorismo oferece graus elevados de realização pessoal.
Por fim, apresenta as escolas: Biológica (propõe uma relação entre fatores ambientais ou uma predisposição genética por parte de certos indivíduos para os negócios); Sociológica (trata de encontrar uma conexão entre o desenvolvimento econômico, o surgimento de empreendedores e a sociedade); Econômica (os empreendedores são um elemento-chave para o investimento, a inovação e a expansão da capacidade produtiva); Psicológica (foca o que os empreendedores vêm).
...