O ENSAIO DE PROJETO
Por: bracelar02 • 16/9/2015 • Ensaio • 1.252 Palavras (6 Páginas) • 179 Visualizações
- Introdução
Os cabelos possui a função fundamental de emoldurar o rosto, servindo como cartão de apresentação de cada pessoa. Por meio de diferentes cortes e penteados, os cabelos permitem que uma pessoa modifique seu aspecto exterior.
- OBJETIVO:
Realizar uma pesquisa no Salão Styles – Cortes Femininos, com o intuito de coletar todos os dados necessários para compor o preço de venda do serviço.
- JUSTIFICATIVA:
Segundo o dicionário Aurélio, justificativa significa “explicação, motivação, razão”, já Gressler (2004, p. 111) define que a justificativa posiciona o projeto no contexto cientifico e tecnológico. A relevância do tema é atender as expectativas do público feminino que segue a nova tendência da preocupação com a aparência.
É observado que no cenário atual existem fatores que dificulta o relacionamento entre o proprietário e os clientes, dessa forma percebemos a importância de existir uma gestão adequada dos recursos.
- ASPECTOS METODOLOGICOS:
A metodologia da presente pesquisa esta focada no estudo de campo, que nada mais é do que do que se aprofundar em uma realidade especifica. O desenvolvimento da pesquisa nos possibilita o processo de validação dos objetivos em relação a abordagem do objeto de estudo, o método define as técnicas que serão utilizadas na coleta de dados. Nesse projeto será a entrevista, pois constitui-se como um instrumento flexível e constantemente presente nas pesquisas.
- sALÃO STYLES- CORTES FEMININOS
- Gastos
Podemos chamar de gastos todo desembolso que é feito tanto a vista quanto a prazo pra que se possa obter algum tipo de bens ou serviços. (RIBEIRO, 2013, p.20)
- Investimento
Os investimentos se difere de gastos pois eles de certa forma compreende os gastos necessários com a aquisição de bens de uso, ou aqueles que serão mantidos em estoque para que futuramente sejam negociados, integrados no processo de fabricação ou até mesmo consumidos. (RIBEIRO, 2013, p.20)
- Despesas
As despesas são bens ou serviços gastos no consumo dos setores administrativos, financeiros e comerciais que diretamente ou indiretamente visão ter a obtenção de receitas. (MARTINS, 2003, p.25)
- Despesas Fixas
São consideradas como despesas fixas, as despesas que independentemente da produção dos produtos ou das vendas deles ela deve ser paga e seu valor é fixo. Temos como exemplos a água, energia, aluguel entre outros. (FONTOURA, 2013, p.28)
- Despesas Variáveis
Ao inverso das despesas fixas as despesas variáveis modificam de acordo com suas vendas ou produção, como por exemplo comissões, quanto mais se vende, mais alto deve ser o valor pago pela comissão dos produtos vendidos.
(FONTOURA, 2013, p.28)
- Custos
São os gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na fabricação de outros bens.
(RIBEIRO, 2013, p.20)
- Custos Fixos
São aqueles que independente do aumento ou da diminuição da produção não sofrem alteração em seu valor, portanto podemos considera-lo como um custo instável. (RIBEIRO, 2013, p.27)
- Custos Variáveis
São aqueles que variam em decorrência do volume de produção. (RIBEIRO, 2013, p.28)
- Matéria-prima
É o elemento principal e indispensável na fabricação de um determinado produto, podendo não ser substituído por outro. (MARTINS, 2006, p 116)
- Materiais Secundários
São os materiais complementares da matéria prima na fabricação de um produto, mas que são aplicados em pequenas quantidades e podem ser substituídos. (MARTINS, 2006, p 116)
- Materiais Auxiliares
São os materiais necessários no processo de fabricação porem não fazem parte da composição dos produtos. (RIBEIRO, 2013, p.21)
- Materiais de Embalagem
São os materiais utilizados para embalar os produtos antes mesmo de deixar a área de produção. (MARTINS, 2006, p.118)
- Preço de vendas ou Receita de Vendas
Preço de vendas ou receita de vendas é o valor definido pela empresa, a qual deverá ser vendido seu produto, levando em consideração seus custos e despesas variáveis, a fim de se obter lucro. (MARTINS, 2006, p.120)
- Margem de Contribuição
A margem de contribuição é a receita que sobra para pagar os custos fixos, ou consequentemente ter lucro após as vendas. Ela pode ser Unitária que é a diferença entre o preço de venda e os custos variáveis associados a um determinado produto, o que irá representar a contribuição que cada produto dará para a empresa para cobrir seus custos fixos e ainda gerar lucros, ou Total que é feita para toda sua produção ou capacidade produtiva. (MARTINS, 2006, p. 123)
- Ponto de Equilíbrio Contábil
É o momento da empresa em que seus suas receitas totais se iguala aos seus custos e despesas totais, ou seja, o lucro será igual a zero. (MARTINS, 2006, p. 180)
...