O Empreendedorismo
Por: jayne12 • 19/5/2015 • Resenha • 1.594 Palavras (7 Páginas) • 165 Visualizações
Indentificando Oportunidades
Ideias novas surgem constantemente na rotina de diversos empreendedores, algumas se dão pela situação em que o mercado se encontra, outras no momento em que seus negócios necessitam de mudanças e inovações, ou também, podem resultar da evolução que os processos organizacionais sofrem com o tempo . Independente da ocasião, novas ideias trazem a possibilidade de novas oportunidades. Apartir de então, o processo dos empreendedores é, saber se realmente possui uma oportunidade nas mãos, ou apenas uma nova ideia, levando em conta que ela seja testada antes, através de clientes em potencial, outros empreendedores mais experientes, para que se possa definir planos de atuação com essa oportunidade, mais saber também se isso se encaixa no perfil de seus clientes, no seu ramo de atuação e se será algo lucrativo para sua organização.
As oportunidades geralmente são únicas, ou seja, não acontecem todos os dias, já ideias surgem diariamente, sendo novas ou não, o importante é saber desenvolver e transformar essa ideia em algo que sua organização precisa, atender seus clientes nas suas necessidades e sair na frente de seus concorrentes, pois muitas opurtunidades surgem apartir da insatisfação de clientes ou de desejos ainda não atendidos. O fundamental para transformar essa ideia em algo de sucesso, é fazer uma análise de oportunidade, primeiro com aspectos externos, ou seja, a relação dela com o mercado, onde quais seriam os problemas a serem resolvidos com ela, e também o alcance que ela teria sobre seus negócios, e depois com aspectos internos, ou seja, seu perfil empreendedor, se representa uma de suas paixões pessoais, motivações intectuais, pois se não for algo que o motive não o levará muito longe.
Para detectar uma oportunidade, é necessário não apenas de uma ideia, mais saber transformá-la e desenvolvê-la em um negócio de sucesso, identificar qual é o público à atingir, avaliar as opções dos concorrentes à respeito dessa ideia, e ter uma visão de negócio sobre seu mercado de atuação. Para isso alguns fatores devem ser considerados antes de colocar a ideia de negócio em prática.
- Timing da ideia = Momento em que a ideia foi gerada. Saber o momento certo de executar uma nova ideia, é muito importante para o sucesso do negócio. Muitos mercados possuem prazos curtos de inovações, tornando seus produtos novos, rapidamente obsoletos, outros operam em menor velocidade, podendo ser assim, esse produto mais explorado pelos seus clientes. Portanto é necessário saber, a hora certa para ter uma nova ideia, e a melhor chance de colocá-la em prática.
- Experiência no ramo de atuação = Conhecer o mercado à atuar, e ter experiência no ramo. O empreendedor precisa saber e ter conhecimento da aréa que esta querendo atuar, avaliar suas experiências anteriores neste ramo, para que seja estabelecidos os planos e objetivos de forma concreta, assim como também as dificuldades encontradas. Por isso não pode ser apenas um sonho no qual nunca atuou antes, e quer tentar apenas pela motivo financeiro, pois as chances de não ser algo viável são muito grandes.
- Avaliar a oportunidade = Identificar e selecionar a melhor oportunidade. Antes de realizar um plano de negócio, o empreendedor deve se atentar para a oportunidade em mãos, para evitar dispor de tempo e recursos, com algo que não trará retorno para sua organização.
- Mercado = Considerar as áreas de atuação. Uma estratégia de atuação bem planejada dentro do mercado à se seguir pode levar a organização em uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, possuindo um produto que ganhe a preferência de seus clientes. Contudo, mercados que possuem maior potencial de crescimento e maior alcance de distribuição, tem a possibilidade de aceitação mais rápida, pois há uma demanda maior por parte dos consumidores.
- Análise econômica = Avaliação financeira do invesimento. Deve ser considerada o investimento inicial na ideia, saber se vale a pena investir muito, e também saber se, liderar o mercado é tão vantajoso quanto ser um dos ícones no ramo. Ás vezes ser uma das organizações de referência no ramo ao invés de ser a líder, é mais lucrativo, pois investir alto em estrutura cara, boa matéria-prima e mão de obra qualificada não gera tanto lucro e não trás muitos retornos ficanceiros à organização.
- Vantagens competitivas = Proporcionar ganhos ao consumidor. Conseguir gerar um produto com menor custo e consequentemente a um menor preço final, faz com que a organização que consegue se planejar, passe a frente das demais concorrentes, pois quando a empresa possui um produto de boa qualidade em relação as suas concorrentes, mas com um menor custo-benefício, seus consumidores passam a sentir vantagens no produto. Também pode ocorrer, quando a organizaçao possui conhecimentos de mercado muito superior as demais concorrentes, fazendo assim, ter sempre novidades com relação aos seus produtos.
- Equipe Gerencial = Possuir uma equipe à altura do produto. Ao possuir uma ideia em um timing correto, conhercer o mercado de atuação, identificar a oportunidade, avaliar as possibilidades e investimentos, e oferecer um menor custo, ainda necessita de uma principal característica ao empreendedor, que é, possuir uma equipe gerencial à nivel do projeto a ser executado. Pois quando possui pessoas dentro desta equipe com perfis de habilidades ecléticos, multidisciplinar, encontram um grande diferencial, onde experiência prévia no ramo também conta muito, para evitar riscos desnecessários
Por fim, após a identificação desses fatores dentro da ideia criada, e que eles de fato possam torna a ideal real, o empreendedor pode então, começar a elaborar um plano de negócio, para que, todas as possibilidades abordadas pra identificar a oportunidade possam por toda a ideia em prática.
Oportunidades na Internet
Assim como tudo o que se refere à internet é muito bem aceito, com relação as pontocom (empresas da Internet), não foi diferente, quando surgiu esse novo segmento de negócio norte-americano, muitos empreendedores optaram em trabalhar com suas organizações desta forma, pois além de ser algo novo, faziam com que fossem geradas altos ganhos financeiros com muitas ações de mercados com valores extraordinários. Com todo esse crescimento, as empresas passarram a ser alvo de dúvidas e questionamentos, pois lucravam muito sem possuir receitas. Então após uma queda significativa nos índices da Nasdaq (bolsa de valores das empresas de tecnologias nos Estados Unidos), fez com que a valorização excessiva das empresas pontocom, e consequentemente, as demais empresas ligadas ao ramo da Internet começassem a falir, tanto nos Estados Unidos, na Europa, como também no Brasil.
...