O Enigma de Kaspar Hauser
Por: emanuelhao • 12/5/2015 • Dissertação • 305 Palavras (2 Páginas) • 654 Visualizações
O Enigma de Kaspar Hauser
Os fatores que explicam o comportamento de Hauser
O fator que explica o seu comportamento é o fato de ter passado quase toda sua vida aprisionado numa sela sem nenhum contato com a sociedade, com o mundo. Nós seres humanos dependemos do contato com a sociedade para adquirir conhecimentos, crenças, moral, leis, entre outras coisas. Mas Kaspar Hauser viveu sempre isolado, tendo somente contato com um homem misterioso e isso acarretou no seu comportamento estranho. Quando nascemos não temos tendências naturais, o nosso comportamento é aprendido. Linguagem, inteligência, postura bípede, entre outras características não se desenvolve naturalmente. Isso explica o fato de Hauser não saber se comunicar, se expressar e viver no meio social.
Tentaram de diversas formas socializar Kaspar, ele aprendeu de uma forma bem limitada a falar, a se comunicar oralmente. Aprendeu, com muita dificuldade a se comportar de uma forma melhor e a se alimentar um pouco melhor, pois só comia pão e bebia água, outros tipos de comidas e bebidas eram rejeitados por ele. Ele tinha uma grande indiferença com a realidade exterior, mas foi aprendendo com a experiência. Com o seu contato com a sociedade começou a expressar sentimentos que nunca havia expressado ou sentido. Hauser tinha dificuldades para diferenciar entre sonho e realidade. A exclusão social de que foi vítima não o privou apenas da fala, mas de uma série de conceitos e raciocínios.
Contudo, ele sempre dizia que não se acostumava com tudo aquilo, não compreendia sua nova forma de viver, pois tudo era muito difícil e complicado para ele pelo fato de desde criança não ter aprendido praticamente nada sobre cultura e por não ter nenhum contato social.
No fim do filme, após a morte dele, alguns médicos examinam todo o seu corpo e percebem uma anomalia no cérebro, que também pode ter colaborado no seu comportamento.
...