O enigma de kaspar Hauser
Por: esleibernardes • 7/11/2015 • Projeto de pesquisa • 278 Palavras (2 Páginas) • 396 Visualizações
Relatório
No início do filme kaspar Hauser se apresenta acorrentado por um homem que lhe alimenta apenas com pão e agua e lhe ensina algumas palavras.
Viveu desse modo até o dia em que esse homem decide tira-lo do cativeiro e então o ensina os primeiros passos, logo depois o abandona em uma praça de Nuremberg, Alemanha. Kaspar fica parado sem reação até ser encontrado por um morador.
Por determinação das autoridades passa a viver na prisão junto com os outros presos, seu primeiro contato com o ambiente familiar é com o guarda da prisão, os filhos do guarda lhe ensinam algumas palavras e versos. Por falta de condições de sustento as autoridades o deixam em um circo do qual consegue fugir, sendo encontrado por um professor de quem passa a ser filho adotivo.
Kaspar Hauser sofre dois atentados contra sua vida sendo o segundo fatal, seu pai adotivo encontra no local um bilhete com a explicação para a agressão e entendem que o agressor poderia ser seu verdadeiro pai.
Kaspar hauser morre rodeado por aqueles que lhe foram mais próximos desde o começo de sua vida na sociedade, após sua morte ele é levado para uma autopsia cujo relatório mostra uma anormalidade em seu cérebro que possivelmente possa ter afetado seu desenvolvimento.
Kaspar Hauser não passou por um processo de socialização, onde exercitaria a compreensão através da pratica social, mesmo após ter adquirido a linguagem não consegue atribuir significado as coisas, assim sendo, o caso de kaspar hauser nos leva a pensar que a percepção, linguagem e nossa estrutura mental são resultantes também da pratica social, sendo assim, as práticas culturais constroem a percepção da realidade e o conhecimento por parte do indivíduo.
...