O Estagio do Empreendedorismo em Mocambique
Por: Sergio Pascoal Bento • 6/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.081 Palavras (5 Páginas) • 1.220 Visualizações
Contents
1.Introducao 2
1.Modelo Cavans 4
2.Estagio do empreendedorismo em Mocambique 4
3.Processo de intercionaizacao do empreendedorismo 5
4.O que motiva a intercionalizacao do empreendedorismo 6
Blibliografia 8
1.Introducao
O presente trabalho realizado no âmbito das cadeira mpreendedorismo, tem como tem como prespectiva, apresentar o Modelo Cavans, desenvolver tamas ligados ao emprendedorismo, respectivamente: Estagio do empreendedorismo em Mocambique, Processo de intercionalizacao, O que motiva a intercionalizacao do empreendedorismo.
1.Modelo Cavans
Este modelo Cavans da AB Aviarios ajudará a ter uma visão ampla do negocio, apresentando os aspectos fundamentais deste negocio.
Parceiros chaves
| Actividades chaves
| Proposta de valor
| Relacionamento com os clientes
| Segmento de clientes
|
Recursos Chaves
| Canais de divulgação
| |||
Estrutura de Custos 450.000mt | Fontes de receita
|
2.Estagio do empreendedorismo em Mocambique
Na visão de Sarkar (2010) O empreendedorismo é a implementação de ideias, criação de valor, inovação e a criação de novas organizações.
O empreendedorismo é visto tambem como o processo de descoberta de novas formas de combinar recursos, ou seja, a capacidade de gerar mais-valias a partir da combinação de recursos já existentes. Quer seja pela iniciativa de implementar novos negócios, ou pela reformulação de projetos antigos.
Moçambique de um modo geral apresenta-se como um dos países mais pobres do mundo, muito afastado dos principais países dinamizadores e empreendedores do mundo, com mais de metade da população a viver na pobreza, pelo que encotra-se como o decimo pior PIB , apresenta a falta de recursos para a implementação de novos projetos, consequentemente á existência de poucos empreendedores. No entanto, falando de maneira especifica existe atualmente uma procura pela mudança, tendo surgido nos últimos anos um conjunto de organizações na economia moçambicana que procuram formar e dar apoio aos empreendedores com novas ideias de negócio, contribuindo para a dinamização dos diferentes setores. Apesar de serem visíveis as dificuldades que enfrentam, essencialmente através da obtenção de financiamento para os projetos, em Mocambique nota-se o surgimento de concursos para o desenvolvimento de investimentos inovadores.De entre as várias organizações destacam-se as seguintes:
- A ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários) é uma organização destinada aos jovens empresários, que tem como objetivo a promoção de produtos e políticas públicas que beneficiem a criação e melhoria de negócios.
- O IPEME (Instituto para Promoção da Pequenas e Médias Empresas) é uma instituição pública moçambicana que tem como missão incentivar a implantação, a consolidação e o desenvolvimento de empreendimentos de pequeno porte em Moçambique. É um dos principais dinamizadores de novos projetos, atuando em áreas como a informação e consultoria empresarial, apoio ao financiamento, criação de novas empresas e promoção do empreendedorismo.
- O CPI (Centro de Promoção de Investimentos) é uma organização do governo criada para a promoção de projetos inovadores e competitivos na economia moçambicana.Estas organizações através do apoio financeiro e de conhecimentos técnicos, possibilitam aos empreendedores o desenvolvimento de novos projetos elevando a qualidade dos produtos e serviços moçambicanos
3.Processo de intercionaizacao do empreendedorismo
O empreendedorismo contitui uma técnica usada a nível da economia global, os novos negócios têm que, inevitavelmente, considerar a dimensão internacional nos seus modelos de negócio. Os mercados são globais, a concorrência internacional, e tudo ocorre no mercados externos e no mercado interno existe uma necessidade de empreender e inovar globalmente.
A internacionalização é uma ferramenta para o aumento da competitividade das empresas, promove o desenvolvimento das nações e favorece o acesso a recursos e mercados internacionais.
...