O Estudo Dirigido
Por: Carlos Fernandes • 12/9/2021 • Trabalho acadêmico • 408 Palavras (2 Páginas) • 133 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal Fluminense - UFF
Disciplina: Contabilidade Avançada
Aluno: Carlos Alberto Fernandes Ferreira da Silva
Estudo Dirigido CPC 02 (R2)
Qual o objetivo do pronunciamento?
O objetivo deste Pronunciamento Técnico é orientar acerca de como incluir transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis da entidade e como converter demonstrações contábeis para moeda de apresentação.
Qual o alcance do pronunciamento?
Este pronunciamento é aplicado na apresentação das demonstrações contábeis da entidade em moeda estrangeira e estabelece exigências a serem observadas para que as demonstrações contábeis resultantes possam ser consideradas como em consonância com os Pronunciamentos Técnicos emanados do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Na conversão de informações financeiras para moeda estrangeira que não atenda às referidas exigências, este Pronunciamento Técnico requer que sejam divulgadas informações específicas.
O que é moeda Funcional?
Moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera.
Qual a conceituação de entidade no exterior para o pronunciamento?
Entidade no exterior é uma entidade que pode ser controlada, coligada, empreendimento controlado em conjunto ou filial, sucursal ou agência de uma entidade que reporta informação, por meio da qual são desenvolvidas atividades que estão baseadas ou são conduzidas em um país ou em moeda diferente daquelas da entidade que reporta a informação.
O que é correção monetária integral?
O método da Correção Monetária Integral consiste na atualização monetária de todas as contas e na evidenciação do resultado com a correção nas contas que o originaram.
Qual o tratamento contábil para variações cambiais de ativos e passivos monetários em moeda estrangeira?
O registro contábil da variação cambial deve ser feito a débito ou a crédito da conta atualizada, tendo como contrapartida conta de resultado, de variações cambiais ativas (receita) ou de variações cambiais passivas (despesa).
Qual o tratamento contábil para variações cambiais de investimento no exterior?
As variações cambiais em investimentos em controladas no exterior, avaliados pela equivalência patrimonial, são um típico ajuste contábil que não representa lucro da controlada no exterior, nem renda da controladora no Brasil.
Na conversão das demonstrações quais serão as taxas utilizadas para as contas de ativo, passivo e PL?
Utilizando-se a taxa de câmbio de fechamento na data do respectivo balanço;
Na conversão das demonstrações quais serão as taxas utilizadas para as contas de resultado?
Pelas taxas de câmbio vigentes nas datas de ocorrência das transações, e todas as variações cambiais resultantes devem ser reconhecidas em outros resultados abrangentes.
De acordo com o procedimento, o que deverá ser divulgado?
Quando houver alteração na moeda funcional da entidade que reporta a informação ou de entidade no exterior significativa
...