O Exercício de Fixação
Por: Juliane Magno • 24/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.676 Palavras (7 Páginas) • 102 Visualizações
01. Defina contabilidade. R: é a ciência que estuda, interpreta e registra que os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias a ação administrativa.
02. Qual a finalidade da Contabilidade? R: a contabilidade faz o registro metódico e ordenado dos negócios realizados e a verificação sistemática dos resultados obtidos. ela deve identificar, classificar e anotar as operações da entidade de todos os fatos que de alguma forma afeta a sua situação econômica, financeira e patrimonial.
03. Qual o objeto da Contabilidade? R: alguns pensadores da ciência contábil indicam que o principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas através de informes contábeis de qualidade e que permitam a usuário tomar decisões gerenciais.
04. O que é PATRIMÔNIO? R: é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma pessoa ou uma entidade. É o objeto de estudo da contabilidade. Abrange tudo aquilo que a pessoa tem (bens e direitos) e tudo aquilo que a pessoa deve (obrigações).
05. O que é PATRIMÔNIO LÍQUIDO? R: . você 4 Monique tu é um dos conceitos mais relevantes do Balanço patrimonial de uma empresa. Faz referência às contas que apontam o valor contábil de uma entidade
06. O que é ATIVO? R: ativos, em contabilidade, são valores que indicam quais são os bens e direitos que uma empresa possui. Estes valores são demonstrados através do Balanço Patrimonial junto com os Passivos e um Capital Próprio, que somados resultam no total de ativos da empresa.
07. O que é PASSIVO ? R: o passivo é o conjunto de obrigações e dívidas feitas para o financiamento da atividade organizacional, considerado na contabilidade das empresas. Os valores dos passivos têm origem nas despesas, como contas a pagar aos fornecedores ou ao governo, por exemplo, sendo demonstrados através do balanço patrimonial.
08. O que são BENS? R: é tudo aquilo capaz de satisfazer as necessidades humanas e das empresas e que possa ser avaliado economicamente, que tenha valor de troca ou venda.
09. Como se classificam os BENS? R: Bens móveis: são aqueles que podem ser levado de um lugar para outro sem perder as suas características.
Bens imóveis: são aqueles que não podem ser movidos sem perder as suas características, são vinculados ao solo.
Bens materiais: são aqueles que possui forma ou corpo matéria.
Bens imateriais: são bens que não possuem matéria, ou seja, não podem ser tocados.
10. O que são DIREITOS? R: são os recursos que a empresa tem a receber e que gerarão benefícios presentes ou futuros. É o poder de exigir alguma coisa, fazem parte do ativo.
11. O que são OBRIGAÇÕES? R: são dívidas, valores a serem pagos a terceiros (empresa ou pessoa física), fazem parte do passivo.
12. No que consiste a ESCRITURAÇÃO? R: é o registro cronológico e específico da natureza de todos os fatos que ocorrem na empresa. Uma empresa sem contabilidade é uma entidade sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento.
13. O que é CONTA? R: é o nome técnico que identifica cada componente do patrimônio (bens, direitos e obrigações ou patrimônio líquido) cada elemento de resultado (despesas e receitas). A função da conta é representar a variação patrimonial que um fato promove no patrimônio da empresa.
14. O que são CONTAS PATRIMONIAIS? R: se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade.
15. O que são CONTAS DE RESULTADOS? R: representa as receitas e as despesas de uma determinada empresa.
16. O que são RECEITAS? R: é o direito da empresa de receber um determinado montante, no imediato ou num momento futuro.
17. O que são DESPESAS? R: é a obrigação que a empresa tem de efetuar um determinado pagamento, no imediato ou num momento futuro.
18. O que é CAPITAL SOCIAL? R: é o valor que os sócios ou acionistas estabelecem para sua empresa no momento da abertura. É a quantia bruta que é investida, o montante necessário para iniciar as atividades de uma nova empresa, considerando o tempo em que ela ainda não gerar lucro suficiente para se sustentar.
19. O que é CAPITAL PRÓPRIO? R: é a diferença de tudo o que a empresa possui (chamado de capital ativo) e o que ela deve (chamado de capital passivo) para terceiros, ou seja, é o líquido patrimonial existente na empresa.
20. O que é CAPITAL DE TERCEIROS? R: é um tipo de capital angariado pelas companhias que não advém de sócios, acionistas ou do lucro das atividades, mas de dívidas contraídas com agentes alheios à organização.
21. O que é LANÇAMENTO e quais os cinco elementos essenciais? R: lançamento é o meio pelo qual são registrados os fatos contábeis. A escrituração contábil é posta em prática por meio dos lançamentos. O conjunto de lançamentos denomina-se escrituração contábil. Os lançamentos são escriturados no livro diário, em ordem cronológica (de dia, mês e ano), mediante documentos comprobatórios do evento ocorrido (notas fiscais, contratos, etc), e transcritos para os demais livros porventura utilizados em apresentação uniforme e sistemática. Independente do processo de escrituração, todo lançamento deverá possuir os seguintes elementos:
•Local e data da ocorrência do evento;
•Conta(s) debitada(s);
•Conta(s) creditada(s);
•Histórico do evento; e
•Valor da operação (em moeda).
22. O que é RAZÃO e RAZONETE? R: razão é um livro fundamental ao processo contábil e exigido pela legislação brasileira para empresas cuja tributação do imposto de renda seja com base no lucro real. Em virtude de sua eficiência, ele é indispensável em qualquer tipo de empresa. Ele é o detalhamento por contas individuais dos lançamentos realizados no diário sendo usado para resumir é totalizar, por conta ou subconta, estes lançamentos.
Razão e razonete são a mesma coisa. O razonete deriva do razão, ele é uma versão simplificada, uma forma didática do razão.
O razonete também denominado gráfico
...