O Fichamento Contabilidade
Por: Fabio Cendão • 12/8/2017 • Resenha • 631 Palavras (3 Páginas) • 388 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Fabio Vieira Pereira Cendão Peixoto
Trabalho da disciplina Contabilidade,
Tutor: Prof. Claudia Basilio
Rio de Janeiro
2017
Estudo de Caso :
Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro
REFERÊNCIA:
Há cerca de 80 anos Mario Salvetti fundou a empresa Cafés Monte Bianco, na cidade de Milão – Itália, empresa esta que foi passada para as gerações seguintes. Especializada na atividade de produção e distribuição de cafés premiu, a empresa era conhecida por ter o melhor café do continente, tanto pelo sabor como pela qualidade de seus produtos. Além destes cafés premium, a Cafés Monte Bianco também produzia marcas próprias, o que ajudava na sua manutenção em tempos de crise.
O Fundado da empresa, Mario Salvetti, deixou todo sua expertise para seu filho Ruggero, o qual passou a Giacomo, atual CEO da empresa. Este passeava 2 meses por ano para visitar plantações de café ao redor do mundo, pesquisando e aprendendo sobre grãos, sendo certo que a empresa contava com estrutura de pesquisadores para testar os sabores.
Em que pese a empresa estar indo bem no mercado, Giacomo tinha pretensões maiores e buscava aumentar agressivamente o negócio, momento no qual iniciou uma fase de planejamento e reunião para decidir o futuro da Cafés Monte Bianco.
Por cerca de 5 anos, investiu em estrutura, sendo certo que um relevante ponto para o sucesso se deu pela produção de marcas próprias para grandes redes de supermercados da Itália, apesar de inicialmente Giacomo ter ido contra a ideia. Contudo, a desaceleração do mercado no ano de 1998 acabou convencendo o presidente a investir nestas marcas próprias, pois seriam boas alternativas para suprir a capacidade produtiva e realizar uma absorção dos custos fixos. Percebeu que o mercado desejava por marcas próprias no café, e por isso apostou certo.
A maior questão vivida pela empresa era que para atender a crescente demanda, teria que reduzir sua produção de cafés Premium em 2001 por conta de sua limitação de capacidade produtiva.
Visando aumentar tal capacidade, a empresa fez um investimento e proporcionou um aumento de 350 mil quilos ao mês para 500 mil quilos ao mês, tendo realizado um investimento de 6bi em 15 anos. Na época, em reunião do Comitê Executivo, a diretoria sugeriu que fosse feita uma transição total para as marcas próprias, tendo em vista estas já terem salvado a empresa por tantas vezes em tantos anos, quando a demanda do café premium quase chegou a zero. Porém os cafés Premium era a essência da Monte Bianco, famoso por sua alta qualidade, pelo que abandonar esta produção seria uma traição à tradição da empresa e da própria família que deu origem.
...