Fichamento de Contabilidade Fichamento de Estudo de Caso
Por: Maria Silva • 5/11/2018 • Resenha • 868 Palavras (4 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTORLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
Daiane Fernanda de Meira
Trabalho da disciplina Contabilidade
Tutor: Prof. Cláudia Basílio
Belo Horizonte
2018
Estudo de Caso:
CONTABILIDADE
CAFÉS MONTE BIANCO: ELABORANDO UM PLANO FINANCEIRO
REFERÊNCIA: SIMONS, Robert L.; D AVILA, Antonio. Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro. Harvard Bisiness School, 114 – P02, 2000.
A empresa Cafés Monte Bianco, localizada em Milão, foi fundada há mais de 80 anos pelo Mario Salvetti, entretanto, trata-se de uma empresa mantida pela família Salvetti, a qual, os conhecimentos derivados da mesma, foram passados para seu filho Ruggero, que passou para a Giacomo, sendo ele o atual presidente da empresa.
Mário Salvetti, passou muitos anos trabalhando em plantações de café na América do Sul, onde adquiriu experiência em selecionar os melhores grãos. Após isso retornou a Itália e aplicou o seu conhecimento na empresa que fundou.
Giacomo o presidente da empresa, também tinha o hábito de a cada ano passar 2 meses viajando ao redor do mundo visitando plantações de café para pesquisar e aprender sobre grãos, pois, a empresa possuía uma estrutura com pesquisadores que estavam constantemente em contato com produtores de café e testavam sabores em busca de novas combinações.
A mesma era produtora e distribuidora de cafés premium e distribuía seus produtos por toda Europa. Além disso, possuía produção de marcas próprias e seus produtos tinha a reputação de serem os melhores do continente Europeu.
A produção de cafés com marcas próprias, ajudou a empresa superar uma crise vivenciada a 3 anos, sobretudo, Giacomo ainda sim, tinha dúvidas se a empresa deveria continuar a investir neste ramo. Visando, decidir o futuro da empresa, ele convocou uma reunião com os demais membros da diretoria a fim de obter as informações adequadas para embasar os argumentos apresentados e decidir qual seria a melhor opção de continuar.
Nos últimos anos, ele expandiu a capacidade da empresa, através da construção de instalações, com intuito de aumentar o negócio e superar o sucesso obtido pelo avô ao longo dos anos.
Para a reunião foi concentrada toda a diretoria, sendo parte da mesma Giovanni Calvário, diretor de Marketing, Paolo Cantara, diretor de produção, Dino Bastico, diretor financeiro, Carla Salvetti, diretora de planejamento estratégico, e apenas com exceção de Roberto Bianchi, diretor de P&D, o qual estava na Colômbia.
Durante a reunião, foi apresentado a performance da Cafés Monte Bianco no ano de 2000, onde os relatórios financeiros mostravam que, o motivo do bom resultado referia-se a produção de marcas próprias para duas importantes cadeias de supermercados da Itália. Embora Giacomo não tivesse concordado com este fator, ele percebeu que este ramo era uma boa solução para ocupar a capacidade produtiva e absorver custos fixos.
O maior ponto a ser analisado pela empresa era que, para suprir a demanda crescente, a empresa teria que diminuir sua presença de cafés Premium no ano de 2001 devido sua limitação de capacidade produtiva. Com o objetivo de aumentar esta capacidade, a empresa fez um investimento de 350.000 quilos ao mês para 500.000 quilos ao mês, tendo um aumento de 150.000 quilos por mês, realizando um investimento de 6 bilhões de liras com vida útil prevista de 15 anos.
...