O Hebert Simon
Por: Erisales • 17/8/2021 • Trabalho acadêmico • 265 Palavras (2 Páginas) • 103 Visualizações
HEBERT SIMON:
Primeiramente, Hebert Simon diz que a organização é o resultado de um conjunto de decisões e essas decisões são feitas por diversas pessoas, de diversos grupos em vários momentos e essas pessoas possuem diferentes estilos cognitivos, ele questiona se uma decisão individual realmente é tão eficaz quando uma decisão grupal.
Hebert Simon foi um dos primeiros autores a tratartrabalha com a questão do conhecimento, um dos primeiros autores a trabalhar com isso. Ele foi um dos percursores dos sistemas especialista, as tomadas de decisões programadas devem ser focadas em áreas especificas e não administração.
A racionalidade (diferente de inteligente) do ser humano é limitada: nós não temos conhecimento suficiente para q a gente tome decisão q tenha eficácia total, ela é limitada em virtude do conhecimento limitado e embora nosso processo de aprendizagem seja ilimitado.
Processo decisório:
Primeira fase - inteligência: apreensão da realidade, ciclos de abstrações indefinidos (eliminações, analogias, comparações...)
Segunda fase- concepção: construir um modelo, simplificado e imperfeito da realidade que vai orientar na fase seguinte.
Terceira fase- escolha: se baseia na preferencia pessoa
Quarta fase: implementação: já realizou a escolha
Simon indica dois tipos de decisões:
Programadas: nível operacional das instituições, tem controle de todas as variáveis (operações matemáticas)
Não programadas: Não tenho o controle das variáveis, principalmente as externas da instituição.
Simon define o especialista como uma pessoa com conhecimento teórico e além disso com conhecimento pratico e experiência na profissão. incerteza (risco), ambíguas (referente a maneira de ver a mesma situação), interdependência (decisões ligas entre), não programadas e não estruturadas.
°
...