O Papel do Contador no Planejamento Tributário
Por: Kemilly Lourenço • 2/7/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 496 Palavras (2 Páginas) • 304 Visualizações
Contabilidade e Planejamento Tributário Prof.: Luciano Xavier
Aluno: Kemilly Lourenço da Silva - 6º Ciências Contábeis
O PAPEL DO CONTADOR NO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Sabe-se que a carga tributária do Brasil é imensa e possui diversos tipos de tributos vigentes. Os entes federativos: Municípios, Estados, Distrito Federal e Federação baseados na constituição Federal Brasileira e no Código Tributário Nacional criam tributos e alteram as regras relacionadas a cada esfera.
Nesse contexto podemos dizer que as organizações para se manterem em dia com suas obrigações e ao mesmo tempo firme no mercado competitivo, necessitam de um planejamento tributário. Planejamento tributário é a metodologia para se obter uma menor carga fiscal sobre os produtos e serviços, é uma forma lícita de economia de impostos utilizando-se meios legais. Para se obter um adequado planejamento fiscal é necessário que se tenha em mãos dados suficientes e confiáveis caso contrário, ficará sujeito a erros e apresentará avaliações e análises equivocadas, que podem gerar prejuízos para o negócio. A contabilidade, sendo uma emissora de informações contábeis e provedora de dados é importante para esse planejamento. Um contador passa a exercer seu papel no Planejamento Tributário através de estudos que levem a empresa a optar pela melhor forma de tributação, ao definir o melhor enquadramento tributário para sua organização o contador leva em conta elementos como: Incentivos fiscais e extrafiscalidades; Reorganização societária; Recolhimento das informações para os cálculos; Análise e simulação de cenários;
O profissional capaz de desenvolver um adequado planejamento tributário pode beneficiar expressivamente a organização onde atua, realizando melhorias no cálculo dos tributos, descobrindo formas válidas de apuração de impostos, assim como avanços na área de custos, intensificando o investimento em mercadorias com ou sem recuperação de impostos de acordo com a opção de tributação indicada.
Os contadores comandam uma série de operações internas da empresa, normalmente sendo responsável por controles, conciliações e apurações de impostos, as informações tributárias apresentadas pelos contadores muitas vezes são utilizadas pelos gestores para prever e planejar outras ações das empresas, sendo assim ele coopera com as equipes internas, sabendo de falhas e pontos críticos que podem gerar carências na execução do planejamento em conjunto com outros setores.
Um contador com ênfase na Gestão Tributária exerce papel importante e agrega grande valor as empresas, por isso deve estar sempre em formação continuada com vistas a muita pesquisa a legislação tributária e seus atos normativos que se sucedem dia após dia e que afetam diretamente os interesses das organizações. Somente assim, e do empenho de cada um acontecerá o crescimento e a competência para adequadamente promover o planejamento tributário de forma correta, benéfica e com os meios legais para as empresas e organizações.
...