O QUE É CONTROLADORIA GOVERNAMENTAL?
Por: Anderson Farias • 12/5/2019 • Trabalho acadêmico • 681 Palavras (3 Páginas) • 149 Visualizações
O QUE É CONTROLADORIA GOVERNAMENTAL?
Área que auxilia o gestor na tomada de decisão, na análise da eficiência, eficácia, economicidade e transparência de seus atos, avaliando a conduta nas rotinas internas, garantindo tranquilidade em sua passagem pela administração do órgão, proporcionando aos cidadãos garantia da boa gestão dos recursos públicos.
O QUE É CONTROLE?
Atividade inerente a qualquer tipo de instituição, num sistema representativo de governo, visando garantir as boas práticas de governança pública e a transparência da gestão.
O QUE É GOVERNANÇA?
Modo de proceder do governo na formulação e execução de suas políticas públicas, para fins da satisfação dos interesses sociais, com a finalidade de fazer prevalecer o interesse publico sobre o privado, necessitando, para tanto, observar princípios básicos para atuação governamental: • Ética; • Prestação de contas; • Transparência.
QUAIS OS PRINCIPIOS DO ESTADO DEMOCRATICO DECORRENTES DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS (INVIABILIDADE DO DIREITO A VIDA, LIBERDADE, IGUALDADE, SEGURANÇA...)
Princípio da legalidade; • Da segurança jurídica; • Da proteção jurídica e das garantias processuais; • De acesso ao judiciário; • Da divisão dos poderes; • Da impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
QUAIS PRINCIPIOS BASICOS PARA BOAS PRATICAS NAS ORGANIZAÇÕES PUBLICA DE ESTADO EFICIENTE?
Transparência; • Integridade; e • Prestação de contas.
O QUE É CONTROLE INTERNO?
Conjunto de órgãos descentralizados de controle, interligados por mecanismos específicos de comunicação e vinculados a uma unidade central, com vistas à fiscalização e à avaliação da execução orçamentária, contábil, financeira, patrimonial e operacional da entidade controlada, no que tange, principalmente, à legalidade e eficiência de seus atos.
QUAIS OBJETIVOS DO CONTROLE INTERNO?
Avaliar – PPA e LOA; 2. Comprovar a legalidade e avaliar os resultados – eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira, patrimonial e recursos humanos; 3. Também da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado; 4. Controlar – operações de crédito: avais, garantias e haveres do Estado; 5. Apoiar o controle externo.
QUAL IMPORTANCIA DO CONTROLE INTERNO?
fortalecimento da gestão e segurança do gestor, configurando-se como uma ferramenta eficaz de governança e de colaboração. Também verifica a correta, eficiente e moral aplicação dos recursos públicos recebidos pelo gestor.
QUAIS OS PRINCIPIOS INERENTES A ATIVIDADE DE CONTROLE?
Princípio das relações intersetoriais - principio da segregação de funções; ii. Princípio da independência técnicofuncional - autonomia técnica; iii. Princípio da relação custo/benefício; iv. Princípio da qualificação adequada; v. Princípio da aderência a diretrizes e normas.
O QUE É GOVERNO?
é a direção suprema dos negócios públicos, é aquele que através do conjunto de poderes e órgãos constitucionais exerce o complexo de funções básicas de estado, com manifestação de soberania, instituí e conduz as políticas sociais e econômicas, fixando objetivos do Estado e, também, tem a responsabilidade da manutenção da Ordem Jurídica vigente.
O QUE É ADMINISTRAÇÃO PUBLICA?
o conjunto de órgãos instituídos para a consecução dos objetivos do governo. No sentido operacional é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico, dos serviços próprios do Estado ou por ele assumidos em benefício da coletividade.
O QUE É GESTÃO PUBLICA E QUAIS SEUS OBJETIVOS?
Refere-se às funções de gerencia pública nos negócios do governo. ✓ tradução da missão; ✓ realização, planejamento e controle; ✓ administração de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros; ✓ inserção de cada unidade organizacional no foco da organização; e ✓ tomada de decisão diante de conflitos internos e externos.
...